Título: Educação Física Escolar Jogos e Brincadeiras Populares como base para Metodologias de Ensino do Atletismo Escolar.
Autoria de: Rafael Tobias Rodrigues de Oliveira
Orientação de: Josue Humberto Barbosa
Presidente da banca: Josué Humberto Barbosa
Primeiro membro da banca: Nathalia Maria Resende
Palavras-chaves: Metodologias de Ensino, Educação Física Escolar, Atletismo, Jogos e Brincadeiras, Educação Básica.
Data da defesa: 30/04/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 18/05/2021
Data da publicação: 18/05/2021
Referência: Oliveira, R. T. R. d. Educação Física Escolar Jogos e Brincadeiras Populares como base para Metodologias de Ensino do Atletismo Escolar.. 2021. 78 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O atletismo é muitas vezes negligenciado nas escolas, muitos professores afirmam como principais causas a falta de material e espaço adequado, capacitação e desinteresse por parte do aluno. A metodologia predominante no ensino da modalidade ainda é a tecnicista, utilizando se principalmente de estafetas. Os jogos e as brincadeiras são práticas versáteis que podem ser utilizadas para se trabalhar os diferentes aspectos presentes no esporte tanto procedimental como conceitual e atitudinal. O presente estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e análise documental feita a partir de artigos e estudo etnográfico encontrados no Google, Google acadêmico e na literatura, a partir de fontes e obras de referência como o documento registrado por Adelsin, contendo jogos e brincadeiras construídas por crianças de diferentes regiões do Brasil. Este estudo foi realizado analisando através da argumentação crítica, conteúdos que possam explicar eou contribuir com as metodologias de ensino do atletismo no Ensino Fundamental tendo por base jogos e brincadeiras populares. Em conclusão, os jogos e as brincadeiras são práticas importantes para as metodologias de ensino do atletismo na escola, possibilitando que se trabalhe a modalidade de forma ampla, além de possuírem significado para as crianças, fazendo com que a prática desse esporte se torne mais atraente na escola.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47401
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Rafael Tobias Rodrigues de Oliveira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo