Título: PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ENSINO DO BASQUETEBOL NA ESCOLA
Autoria de: Francielle Raiza Francisco
Orientação de: Maria Rachel Vitorino
Presidente da banca: Maria Rachel Vitorino
Primeiro membro da banca: Andrea Oliveira Barra
Segundo membro da banca: Maria Rachel Vitorino
Palavras-chaves: metodologia, ensino, basquetebol, escola, alunos
Data da defesa: 05/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 15/05/2021
Data da publicação: 15/05/2021
Referência: Francisco, F. R. PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ENSINO DO BASQUETEBOL NA ESCOLA. 2021. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O objetivo deste estudo foi localizar grupos de pesquisa em Metodologia de Ensino do Basquetebol nas escolas Brasileiras, conhecer como se distribuem geograficamente no território nacional, e traçar um panorama do que vêem sendo produzido. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, de natureza quali-quantitativa. Realizou-se uma busca sistemática no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGPCNPq) e no Periódico CAPES durante os meses de janeiro a março de 2021, utilizando-se de forma adaptada a te??cnica metodolo??gica snowball. A busca no DGPCNPq ocorreu através da palavra-chave ????basquetebol???? e no Periódico CAPES, utilizaram-se os seguintes descritores ????basquetebol e ensino????, tendo como critérios de seleção Publicação entre 2010 e 2020 e exclusão das publicações que não abordavam o ensino do basquetebol na escola.Após isso, identificaram-se as publicações e analisaram-se minuciosamente as que abordavam sobre a temática MEB. Resultados Foi identificado um (1) único grupo de pesquisa intitulado por Grupo de Pesquisa Aplicada ao Basquetebol (GPAB),cujo assunto discutido é a influência da fadiga mental sobre as funções cognitivas e as capacidades físicas em atletas de basquetebol. No Periódico CAPES, identificou-se (n139) artigos científicos, entre eles (n13) foram excluídos por aparecerem duplicados e leram-se todos os (n126) artigos rastreados. Verificou-se que (n95) publicações discorriam sobre treinamento esportivo e (n-31) artigos foram elegíveis, pois dialogavam sobre o Basquetebol em diferentes contextos, no âmbito esportivo, nutricional, psicológica e no contexto escolar. Entre os (31) artigos elegíveis, apenas (n4) discorriam sobre o basquetebol na escola. Considerações finais Os estudos evidenciaram o empobrecimento de grupos de pesquisa e publicações no DGPCNPq e no Periódico CAPES, além de não ter sido encontrado nada sobre metodologias de ensino em basquetebol para a escola. Sugere-se se a criação de grupos de pesquisa em metodologias de ensino oportunizando maiores discussões sobre as possibilidades de ensinar o basquetebol na escola e os caminhos metodológicos.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47004
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Francielle Raiza Francisco e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo