Título: A CONCEPÇÃO DE AULAS ABERTAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autoria de: Murilo da Silva Souza
Orientação de: Marcio Norberto Farias
Presidente da banca: Prof. Dr. Márcio Norberto Farias
Primeiro membro da banca: Prof. Dr. Fabio Pinto Gonçalves dos Reis
Palavras-chaves: Aulas Abertas, Autonomia, Concepções de Ensino, Educação Física, Escolar.
Data da defesa: 25/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 03/09/2020
Data da publicação: 03/09/2020
Referência: Souza, M. d. S. A CONCEPÇÃO DE AULAS ABERTAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2020. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: Ao longo da história brasileira a Educação Física Escolar passou por diversas modificações até chegarmos na década de 1980, onde surgiram diversas concepções de ensino, dentre elas a de Aulas Abertas. Em síntese, Aulas Abertas pode ser definida como uma concepção onde o professor reconhece os alunos como capazes de atuar conjuntamente e abre espaço para que os alunos atuem com autonomia, propiciando situações nas quais eles tomem decisões por si próprios. O objetivo do trabalho foi entender o funcionamento e as possíveis contribuições da concepção de aulas abertas para a autonomia dos alunos. Foi realizada um ensaio acadêmico sobre o tema abordado para uma melhor compreensão. A partir da assunção que o aluno é capaz de atuar conjuntamente, constatamos que as Aulas Abertas podem ter uma contribuição bastante significativa no processo do aluno se tornar um ser autônomo.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44938
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Murilo da Silva Souza e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo