Título: QUEM DANÇA SEUS MALES ESPANTA RECORTE DA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES LGBTT DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Autoria de: Thiago Henrique de Souza Silva
Orientação de: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes
Coorientação de: Nathália Maria Resende
Presidente da banca: Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões
Primeiro membro da banca: Nathália Maria Resende
Segundo membro da banca: Helton Pereira de Carvalho
Palavras-chaves: Relações Interpessoais, LGBTT, Dança, Atividade Física, Depressão.
Data da defesa: 25/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 08/09/2020
Data da publicação: 08/09/2020
Referência: Silva, T. H. d. S. QUEM DANÇA SEUS MALES ESPANTA RECORTE DA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES LGBTT DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. 2020. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: RESUMO A facilidade de dissipação de informações faz com que as relações interpessoais sejam mais (ou menos) complexas, maximizando preconceitos e dificuldade de aceitação. Considerando tais fatos, é possível relatar o crescente número de sujeitos afetados por algum tipo de mal-estar psíquico, como por exemplo, ansiedade, estresse, ataques de pânico e aqui apontado, a depressão. O objetivo do presente estudo foi avaliar as consequências do preconceito e da discriminação na comunidade LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) para a saúde mental de tais sujeitos e avaliar qual a interferência da dança neste contexto. Utilizou-se de uma entrevista semiestruturada, antes e depois da participação dos sujeitos desta pesquisa no projeto de dança no período de um semestre, e feita, também análise a partir do Escala de Autoestima de Rosenberg. Foi possível compreender que a dança promove uma melhora efetiva na autoestima e age positivamente ao que tange a autoimagem, mesmo em ambientes de preconceito e discriminação. Desta forma, houve uma melhora significativa no bem-estar individual e coletivo, assim como, obteve-se o sentimento de pertencimento de grupo fazendo com que a pressão acadêmica e os sentimentos de tristeza e incapacidade fossem atenuados.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45160
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Thiago Henrique de Souza Silva e Universidade Federal de Lavras
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