Título: JOGOS, LUTAS E DANÇAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PERSPECTIVAS MULTICULTURAIS E COTIDIANO PEDAGÓGICO
Título alternativo: GAMES, FIGHTS AND DANCES IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES MULTICULTURAL PERSPECTIVES AND PEDAGOGICAL DAILY
Autoria de: Vinicius Goncalves Santos
Orientação de: Josue Humberto Barbosa
Coorientação de: Nathália Maria Resende
Presidente da banca: Josué Humberto Barbosa
Primeiro membro da banca: Nathalia Maria Resende
Segundo membro da banca: Fabio Pinto Gonçalves dos Reis
Palavras-chaves: Educação Física, Multiculturalismo, Currículo, Jogos, Lutas.
Data da defesa: 27/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 05/12/2019
Data da publicação: 05/12/2019
Referência: Santos, V. G. JOGOS, LUTAS E DANÇAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PERSPECTIVAS MULTICULTURAIS E COTIDIANO PEDAGÓGICO. 2019. 111 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar quais são as razões das escolhas inerentes aos elementos jogos, lutas e danças por parte dos professores de Educação Física nas escolas do sul de Minas Gerais. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, na qual os professores são compreendidos como detentores e produtores de conhecimento que nos ajudaram a elucidar as razões de suas próprias escolhas para aplicação em aula, e os motivos que os levaram a não escolher os mesmos elementos de outras origens para composição de sua grade curricular de ensinamentos. Foi evidenciado, no entanto, a baixa preocupação que estes professores por hora possuem em relação ao tema, sendo aclarado que estes têm lidado com problemas diversos e muito anteriores a temática multicultural. O estudo trouxe à tona a clara necessidade de uma melhor estruturação relacionada aos conteúdos aplicados nas aulas de Educação Física para que posteriormente ocorra a devida problematização multicultural.
Abstract: This study aimed to investigate the reasons behind the choices inherent in the elements of games, fights and dances by Physical Education teachers in schools in southern Minas Gerais. This is a qualitative research, in which teachers are understood as holders and producers of knowledge that helped us elucidate the reasons for their own choices for classroom application, and the reasons that led them not to choose the same elements from other sources to the composition of his curriculum of teachings. It was evidenced, however, the low concern that these teachers have about the subject yet, being cleared that they deal with several problems prior to the multicultural theme. The study brought to light the clear need for a better structuring related to the contents applied in physical education classes to start the multicultural discussion.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44279
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vinicius Goncalves Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo