Título: PRÁTICAS CORPORAIS INCLUSIVAS COMO PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autoria de: Ana Claudia Vasconcelos da Costa
Orientação de: Nathalia Maria Resende
Coorientação de: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo
Presidente da banca: Nathalia Maria Resende
Primeiro membro da banca: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo
Segundo membro da banca: Vanda Vieira Linhares Perdomo
Palavras-chaves: Práticas Corporais, Autismo, Desenvolvimento, Transtorno, Inclusão
Data da defesa: 29/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 09/12/2019
Data da publicação: 09/12/2019
Referência: Costa, A. C. V. d. PRÁTICAS CORPORAIS INCLUSIVAS COMO PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA RELATO DE EXPERIÊNCIA . 2019. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que vem sendo estudado, mas que ainda se repercute em várias questões e contradições. Tal transtorno é responsável por déficits nos processos fundamentais de socialização, comunicação e aprendizado. O objetivo desta pesquisa foi relatar uma experiência junto às crianças autistas, compreendidas por atividades de jogos e brincadeiras voltados para o trabalho da coordenação motora grossa e fina, direção, equilíbrio, força, circuitos psicomotores, associação de números e cores, noções espaciais, brincadeiras populares e habilidades motoras básicas. A metodologia aplicada foi um estudo descritivo qualiquantitativo durante o período de 14 semanas com o acompanhamento de nove crianças autistas. Os resultados obtidos apresentaram pontos positivos sobre a influência das práticas corporais para o desenvolvimento de crianças com TEA, sendo que 67 das crianças tiveram progressos nos aspectos da oralização, 100 na socialização, 89 nas mudanças de rotina, 78 no uso de objetos, 78 na resposta visual, 67 na resposta auditiva, 78 nas capacidades motoras, 89 na resposta intelectual e 100 no comportamento. Minha percepção sobre a vivência na aplicação das práticas corporais para as crianças com TEA foi que insistir na intervenção de atividades físicas para crianças autistas de modo direcionado e adequado e se fazer necessário em fomentar a estimulação das áreas de socialização, comunicação e comportamento destas crianças. Conclui-se com esta pesquisa que a função do profissional de Educação Física é primordial para a intervenção com crianças autistas de modo a contribuir para sua qualidade de vida e saúde.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44253
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Claudia Vasconcelos da Costa e Universidade Federal de Lavras
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