Título: PRÁTICA CORPORAL DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR REFLEXÕES ACERCA DE SUA INCERSÃO
Título alternativo: ADVENTURE BODY PRACTICE IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION REFLECTIONS ABOUT ITS INCERSION
Autoria de: Talita Aparecida Carvalho Alvarenga
Orientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado
Presidente da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado
Primeiro membro da banca: Álex Sousa Pereira
Palavras-chaves: Educação Física Escolar, Práticas de Aventura, Professores, Docência, Projeto Político Pedagógico.
Data da defesa: 02/12/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 12/12/2019
Data da publicação: 12/12/2019
Referência: Alvarenga, T. A. C. PRÁTICA CORPORAL DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR REFLEXÕES ACERCA DE SUA INCERSÃO. 2019. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O presente estudo objetivou investigar se nas aulas de Educação Física são ministrados conteúdos referentes às práticas que envolvem a temática da cultura corporal de aventura e elucidar se os mesmos constam e são compatíveis as propostas contidas no Projeto Político Pedagógico da escola. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Perdões, Minas Gerais, sendo que os participantes foram professores de Educação Física de escolas públicas e privadas. Os dados forao obtidos através de questionários semiestruturados aplicados aos docentes e a partir da análise do Projeto Político Pedagógico de cada escola. Cultura corporal de aventura em sua dimensão pedagógica é elucidado como unidade pedagógica a ser trabalhada no contexto escolar pela Educação Física, visto que eles fazem parte e enriquecem a Cultura Corporal de Movimento. Os resultados encontrados menciona a carência desta temática nos ambitos escolares estudados.
Abstract: The present study aimed to investigate whether in Physical Education classes are taught contents related to the practices that involve the theme of adventure body culture and to elucidate if they appear and are compatible with the proposals contained in the Schools Pedagogical Political Project. The research was conducted in the city of Perdões, Minas Gerais, and the participants were teachers of Physical Education from public and private schools. The data were obtained through semi-structured questionnaires applied to the teachers and from the analysis of the Pedagogical Political Project of each school. Adventure body culture in its pedagogical dimension is elucidated as a pedagogical unit to be worked in the school context by Physical Education, since they are part and enrich the Body Culture of Movement. The results mention the lack of this theme in the studied school environments.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44476
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Talita Aparecida Carvalho Alvarenga e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo