Título: ASPECTOS MOTIVACIONAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES DE VOLEIBOL
Título alternativo: MOTIVATIONAL ASPECTS OF CHILDREN AND TEENAGERS PRACTICING VOLLEYBALL
Autoria de: Barbara Lúcia Custódio Oliveira
Orientação de: Marcelo de Castro Teixeira
Presidente da banca: Marcelo de Castro Teixeira
Primeiro membro da banca: Alessandro Teodoro Bruzi
Palavras-chaves: MOTIVAÇÃO, VOLEIBOL, CRIANÇA, ADOLESCENTE, ESPORTE
Data da defesa: 27/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 11/12/2019
Data da publicação: 11/12/2019
Referência: Oliveira, B. L. C. ASPECTOS MOTIVACIONAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES DE VOLEIBOL. 2019. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Entender os aspectos de motivação que leva um indivíduo a escolher certos tipos de atividades e não outras, tem despertado o interesse de muitos estudantes e pesquisadores ao longo do tempo. Portanto, o objetivo deste estudo é verificar quais são os motivos existentes e específicos para que crianças e adolescentes procurem a prática do Voleibol como ocupação. Participaram desta pesquisa 20 alunos de ambos os sexos, participantes do Projeto VivaVôlei da Universidade Federal de Lavras (UFLA), tendo idades variadas entre 10 e 18 anos. Utilizou-se para a pesquisa o Questionário de Motivação para Atividades Desportivas (QMAD), adaptado de Serpa e Farias (1992) para o português, do Participation Motivation Questionaire (PMQ) de Gill et al. (1983). Os alunos, no geral, apresentam os motivos ??Melhorar as habilidades técnicas?? com média de resposta de 4,55 (DP1,5), e ??Ter Ação?? com média de 4,45 (DP0,94). Para os indivíduos ??criança??, o principal motivo apresentado é o ??Divertir?? e ??Manter a Forma Física??, ambos com média 5 (DP0). Para os indivíduos ??adolescentes?? a ??Melhora de Habilidades Técnicas?? média 4,56 (DP1,09) e ??Ter Ação?? 4,43(DP1,03). Para adolescentes do sexo feminino, o fator motivacional ??Fazer atividade física?? obteve a maior média, 4,82 (DP0,40) para os adolescentes do sexo masculino o fator motivacional com maior média foi ??Fazer algo em que eu sou bom??, média 5 (DP0). Neste trabalho pode-se concluir que os alunos investigados consideram mais importante as competências técnicas e físicas.
Abstract: Understanding the motivating aspects that lead an individual to choose certain types of activities over others has piqued the interest of many students and researchers over time. Therefore, the aim of this study is to verify what are the existing and specific reasons for children and adolescents to seek the practice of volleyball as an occupation. 20 students of both genders participated in this research, participating in the VivaVôlei project of the Federal University of Lavras (UFLA), ranging in age from 10 to 18 years old. The research used the QMAD questionnaire - Motivation Questionnaire for Sports Activities adapted from Serpa and Farias (1992) to Portuguese, from the PMQ Participation Motivation Questionaire by Gill et al. (1983). Students present the ??Improve Technical Skills?? motives with a response average of 4.55 (SD 1.5) and ??Take Action?? with a mean of 4.45 (SD 0.94). For the ??child?? individuals, the main reason given is ??having fun?? and ??keeping fit??, both with an average of 5. For ??adolescent?? individuals the ??Improvement of Technical Skills?? and ??Take Action?? remain, as well as in the general classification of graph 1. For female adolescents, the motivational factor ??Doing physical activity?? had the highest average, 4.82 (SD 0.40) For male adolescents, the motivational factor with the highest average was ??Do something I am good at??, average 5 (SD 0). In this work it can be concluded that the investigated students consider the technical and physical skills more important.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44395
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Barbara Lúcia Custódio Oliveira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo