Título: DANÇANDO COM OXÓSSI RELIGIOSIDADE,CORPO E PRODUÇÕES DE CULTURAS INFANTIS
Título alternativo: DANCING WITH OXOSSI RELIGIOUSITY, BODY AND PRODUCTIONS OF CHILDRENS CULTURES
Autoria de: Thaianne Ribeiro Salles
Orientação de: Ellen Gonzaga Lima Souza
Coorientação de: Raoni Perrucci Toledo Machado
Presidente da banca: Ellen Gonzaga Lima Souza
Primeiro membro da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado
Palavras-chaves: Culturas Infantis, Lógica Exúlica, Corporeidade, Dança, Educação Física.
Data da defesa: 14/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 27/06/2019
Data da publicação: 27/06/2019
Referência: Salles, T. R. DANÇANDO COM OXÓSSI RELIGIOSIDADE,CORPO E PRODUÇÕES DE CULTURAS INFANTIS. 2019. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: A(s) cultura(s) produzida(s) pelas crianças é de suma relevância e importância para o alargamento do cenário sociocultural ligada aos aspectos do simbólico, a cultura agrega em seu repertório gestos, costumes, questões ligadas à vestimenta e culinária, ritos que são particulares, religiosidade, dentre outros. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso problematiza o processo de produção de cultura(s) das crianças e como elas externalizam, a partir da representação interpretativa, tendo como pano de fundo a religiosidade e o corpo, permitindo dialogar com a Lógica Exúlica. Assim, o objetivo é pensar o movimento de produção e compartilhamento dessa cultura na Educação Infantil. O estudo se caracteriza por sua natureza aplicada, com objetivos exploratórios, de abordagem qualitativa, alinhando-se às noções básicas da Fenomenologia da Percepção, de Merleau-Ponty seu procedimento é técnico documental. Foi analisado um vídeo de 2018, com uma representação de dança ligada à religiosidade, de uma criança de 5 anos, da Educação Infantil.
Abstract: The study of culture(s) produced by children is very important and relevant in order to widen our socio-cultural scenario. Being connected to symbolic aspects, culture includes a repertory of gestures, habits, clothing, culinary traditions, rites and religion among other things. Starting from these premises, this dissertation problemitizes the process of culture(s) production among children and analyzes their ways of expressing within the framework of religiosity and the body, allowing a dialogue with the Lógica Exúlica. Therefore, this work aims at rethinking the production and sharing of this type of culture(s) in early-childhood education. This study is characterized by its applied methods, its experimental objectives and qualitative approach. Moreover, it aligns with the basic notions of the Phenomenology of perception by Merleau-Ponty and with the documentary techniques. I analyzed a video recorded in 2018 addressing the dance representation, connected to religiosity, of a 5 years old child in Early Childhood Education.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44051
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Thaianne Ribeiro Salles e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo