Título: O DECÊNIO (2007 - 2017) DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE JOGOS ELETRÔNICOS NO INTERIOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Autoria de: Úrsula Lacerda Pereira
Orientação de: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo
Presidente da banca: Kleber Tüxen Carneiro Azevedo
Primeiro membro da banca: Raoni Perrucci Toledo Machado
Palavras-chaves: Jogos Eletrônicos, Video game, Educação Física, Escolar, Balanço de produção.
Data da defesa: 10/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 19/06/2019
Data da publicação: 19/06/2019
Referência: Pereira, ?. L. O DECÊNIO (2007 - 2017) DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE JOGOS ELETRÔNICOS NO INTERIOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA . 2019. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O presente estudo realizou um levantamento sobre as publicações relativas à temática jogos eletrônicos no interior da subárea da Educação Física. O estudo possibilitou-nos observar as tendências nas pesquisas concernentes aos Jogos eletrônicos, bem como cotejar suas perspectivas e frequência entre 2007 e 2017. Com o intuito de cotejar essa produção científica foram realizadas buscas em periódicos de estratificação A1, A2, B1 e B2, do mesmo modo que no catálogo de teses e dissertações utilizando os seguintes descritores Jogos Eletrônicos, Videogame e Video Game durante o intervalo de 10 anos ???? entre 2007 e 2017. Após a quantificação do resultado obtido foi realizado uma análise preliminar, por efeito institui-se o agrupamento das publicações de acordo com a temática abordada. Percebeu-se uma quantidade maior de publicações em áreas que utilizavam os jogos eletrônicos de modo instrumental, isto é, para realização de outras funções. Já no âmbito da Educação Física escolar, constatou-se um número reduzido de publicações, que por sua vez não envolviam a apropriação ???? com consciência crítica da ???? prática dos jogos eletrônicos nas aulas, por razões diversas, tampouco conferiam a eles, a condição de conteúdo pedagógico sob responsabilidade da referida disciplina e por efeito pudesse ser tematizado, uma verificação um tanto quanto preocupante, dado que eles (lê-se os jogos eletrônicos) podem ser entendidos como uma ???? dentre tantas outras ???? manifestação de jogo e por se tratar um conhecimento sob os cuidados desse componente curricular, que, por suposto, devesse abordá-los, notadamente em razão de presença marcante no cotidiano de crianças e jovens que a eles têm acesso.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44069
Curso: G028 - EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Úrsula Lacerda Pereira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo