Título: OS ESTILOS DE ENSINO DE MUSKA MOSSTON E SUA APLICAÇÃO NOS TREINAMENTOS DO FUTEBOL
Título alternativo: MUSKA MOSSTON??S TEACHING STYLE AND THEIR APPLICATION IN TRAINING IN FOOTBALL
Autoria de: Mateus Cesario Costa
Orientação de: Alessandro Teodoro Bruzi
Presidente da banca: Alessandro Teodoro Bruzi
Primeiro membro da banca: Kleber Tuxen Carneiro Azevedo
Palavras-chaves: Estilos de Ensino, Iniciação Esportiva, Futebol, Categorias de Base, Muska Mosston.
Data da defesa: 04/12/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 18/12/2023
Data da publicação: 18/12/2023
Referência: Costa, M. C. OS ESTILOS DE ENSINO DE MUSKA MOSSTON E SUA APLICAÇÃO NOS TREINAMENTOS DO FUTEBOL. 2023. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Os treinadores de futebol nas categorias de base são fator vital para o desenvolvimento de jogadores eficientes. As crenças sobre como o esporte deve ser ensinado determinam as ações abordadas nos treinamentos táticos e técnicos. O presente estudo objetivou identificar qual o estilo de ensino de Muska Mosston mais utilizado na iniciação esportiva do futebol. Este trabalho coletou dados a partir de uma versão traduzida e adaptada do Instrumento para coletar as crenças dos professores sobre seus estilos de ensino com 7 treinadores. Os resultados revelaram que o estilo de descoberta divergente foi o mais utilizado por todos os treinadores. Considerando apenas os treinadores do sub-9, o estilo de ensino mais escolhido foi o estilo de comando. Já considerando os treinadores do sub-13, o estilo mais assinalado foi o de descoberta divergente. Por fim, os treinadores do sub-15 selecionaram o estilo de tarefa. Conclui-se que os treinadores apresentaram crenças mais voltadas a um estilo de produção e que trabalhos com o instrumento de coleta de crenças devem ser mais utilizado em estudos no esporte.
Abstract: Football coaches at the youth level are a vital factor in developing efficient players. Beliefs about how sport should be taught determine the actions covered in tactical and technical training. The present study aimed to identify which Muska Mosston teaching style is most used in sports initiation. This work collected data from a translated and adapted version of the Instrument to collect teachers beliefs about their teaching styles with 7 coaches. The results revealed that the divergent discovery style was the most used by all coaches. Considering only the u-9 coaches, the most chosen teaching style was the command style. Considering the u-13 coaches, the most notable style was that of divergent discovery. Finally, the u-15 coaches selected the practice style. It is concluded that the coaches presented beliefs more focused on a production style and that work with the belief collection instrument should be used more in sports studies.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20232201920657
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mateus Cesario Costa e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo