SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Educação Física (Bacharelado)

Título: A PERCEPÇÃO DE MULHERES PRATICANTES DE YOGA ACERCA DO AUTOCONHECIMENTO

Título alternativo: THE PERCEPTION OF WOMEN PRACTICING YOGA ABOUT SELF-KNOWLEDGE

Autoria de: Leticia Pereira Vigato

Orientação de: Priscila Carneiro Valim Rogatto

Presidente da banca: Profª. Dra. Priscila Carneiro Vallim Rogatto

Primeiro membro da banca: Jessé Lael Soares Silva

Palavras-chaves: Yoga, Autoconhecimento, Mulheres, Atividade Física, Bem-estar psicológico

Data da defesa: 29/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 06/05/2022

Data da publicação: 06/05/2024

Referência: Vigato, L. P. A PERCEPÇÃO DE MULHERES PRATICANTES DE YOGA ACERCA DO AUTOCONHECIMENTO. 2022. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A Prática do Yoga é vista como aliada no desenvolvimento do Autoconhecimento de Mulheres Praticantes. Desta forma, esse autoconhecimento pode resultar em alterações da qualidade de vida de mulheres, pois gera conexão com o próprio interior, faz com que haja controle do emocional, da mente e de ações ao longo da vida. O objetivo deste trabalho é de explorar a opinião de mulheres sobre a percepção de bem-estar psicológico e do autoconhecimento como resultados da participação em aulas de Yoga. O estudo partiu de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, em que a técnica utilizada foi uma de pesquisa de opinião, sendo elaborado um questionário específico como instrumento da pesquisa aplicado em mulheres praticantes de aulas de Yoga na UFLA. Após a análise do questionário foi possível constatar que as mulheres de meia-idade relacionam as aulas de Yoga como detrminação do bem-estar psicológico e reconhecem que a prática está intimamente ligada ao autoconhecimento, esse de grande importância para a qualidade de suas vidas. No entanto, é necessário que outros estudos ivestiguem a relaçao direta do Yoga com o autoconhecimento de mulheres praticantes.

Abstract: The Practice of Yoga is seen as an ally in the development of Self-knowledge of Practicing Women. Even though, this self-knowledge results in changes in womens quality of life, as the connection with the interior itself causes emotional, mental and actions control throughout life. The objective of this work is to explore the opinion of women about the perception of psychological well-being and self-knowledge as a result of participation in Yoga classes. The study started from a qualitative research of an exploratory nature, in which the technique used was an opinion poll, with a specific questionnaire being elaborated as a research instrument applied to women practitioners in Yoga classes at UFLA. After analyzing the questionnaire, it was possible to verify that middle-aged women relate Yoga classes as a determination of psychological well-being and recognize that the practice is closely linked to self-knowledge, which is of great importance for the quality of their lives. However, it is necessary that other studies investigate the direct relationship between Yoga and the self-knowledge of practicing women.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20212201710496

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leticia Pereira Vigato e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo