Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HIDROGINÁSTICA PARA IDOSOS EXPERIÊNCIAS DE UM DISCENTE DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Título alternativo: SUPERVISED INTERNSHIP IN HYDROGYMNASTICS FOR THE ELDERLY EXPERIENCES OF A PHYSICAL EDUCATION COURSE STUDENT
Autoria de: Eric dos Santos Pereira
Orientação de: Priscila Carneiro Valim Rogatto
Presidente da banca: Priscila Carneiro Valim-Rogatto
Primeiro membro da banca: Amanda Mayara do Nascimento-Cardoso
Palavras-chaves: Relato de experiência, Atividade Física, Hidroginástica, Idoso, Relações interpessoais.
Data da defesa: 18/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 24/11/2021
Data da publicação: 24/11/2021
Referência: Pereira, E. d. S. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HIDROGINÁSTICA PARA IDOSOS EXPERIÊNCIAS DE UM DISCENTE DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2021. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O processo de envelhecimento é algo irreversível e universal que causa declínios físico-funcionais e socioemocionais. O idoso é o que mais sofre com essas consequências e uma maneira de minimizar esses declínios é através da atividade física. Uma dentre as atividades físicas mais procuradas pelos idosos é a hidroginástica. A hidroginástica é uma atividade física realizada em um meio líquido constituído de exercícios específicos com baixo impacto devido às propriedades da água. Como objetivo, o estudo tem a intenção de descrever as características didáticas e metodológicas aplicadas nas aulas de hidroginástica, as relações entre professor-alunos, alunos-alunos e as dificuldades observadas durante as aulas na ACQUA CENTER - Academia de Natação e Hidroginástica, na cidade de Lavras, Minas Gerais. O tipo de pesquisa utilizado foi descritiva de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência. Utilizado como técnica de coleta de dados a observação e o diário de campo para registro durante o Estágio Supervisionado Obrigatório IV na área da hidroginástica. Com o estudo foi possível observar que o professor trabalha com uma estrutura mais tradicional da hidroginástica, porém, também utiliza de outras metodologias, como as atividades recreativas, sendo benéfico para as relações sociais dos idosos. As relações interpessoais proporcionaram um ambiente descontraído e alegre. A música quando conhecida pelo grupo também pode auxiliar nessa descontração. A mudança repentina de professor gerou um desconforto nos idosos, mais estudos são necessários para essa discussão. Sobre as dificuldades encontradas foi em relação a reclamações sobre a temperatura da água, e também foi observado sobre o volume alto da música. O estágio supervisionado teve um papel fundamental na minha formação profissional e pessoal.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20211201821291
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53960
Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Eric dos Santos Pereira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo