Título: ASSOCIAÇÃO ENTRE A CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA E O DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS
Autoria de: Giovanna Vargas Consoli Rennó
Orientação de: Alessandro Teodoro Bruzi
Presidente da banca: Alessandro Teodoro Bruzi
Primeiro membro da banca: Marcio Vidigal Miranda Júnior
Palavras-chaves: Desenvolvimento, Domínio Motor, Condição ambiental, Condição socioeconômica, Crianças
Data da defesa: 27/11/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 11/12/2019
Data da publicação: 11/12/2019
Referência: Rennó, G. V. C. ASSOCIAÇÃO ENTRE A CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA E O DESENVOLVIMENTO MOTOR EM CRIANÇAS. 2019. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O desenvolvimento motor (DM) consiste em um processo contínuo de mudanças referente aos aspectos motores, que se inicia na concepção e perdura até a morte. O DM acontece a partir de uma interação de múltiplas causas, envolvendo fatores biológicos, ambientais e relacionados à tarefa, e por isso está suscetível a sofrer influência. São vários os fatores que podem influenciar no curso normal do DM, tais como estado nutricional, prática de atividade física e a condição socioeconômica. Uma vez que a condição socioeconômica demonstra ser um dos principais fatores ambientais que pode influenciar no desenvolvimento de um indivíduo, destaca-se a importância em saber se realmente há uma associação entre a condição socioeconômica e o DM. Sendo assim o objetivo desse estudo foi verificar a associação entre as variáveis de estudo e de comparar o DM, inferido pelo nível de coordenação motora (CM) de crianças de classe alta e baixa, e ainda, alunos de escola particular e pública. Participaram desse estudo 261 crianças, com idade entre 6 e 11 anos, estudantes de escolas públicas e particular. A avaliação da CM foi realizada por meio do teste KTK, e o questionário socioeconômico foi respondido pelos responsáveis dos participantes. Foram utilizados testes estatísticos para verificar associação e para comparação das médias. Os resultados do presente estudo mostraram que há uma correlação significativa entre a CM e a condição socioeconômica, sendo esta um preditor da CM. Além disso, crianças de classe socioeconômica alta (A e B) apresentaram melhores níveis de CM, bem como os alunos de escola particular. Sendo assim, pode-se concluir que a condição socioeconômica é um fator de influência no DM, e ainda prediz o nível de CM. Ainda, é necessário viabilizar experiências motoras para crianças de classe baixa e alunos de escolas públicas, pois os prejuízos motores na infância podem acarretar outros desfechos na adolescência e na fase adulta.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20192201611539
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44575
Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Giovanna Vargas Consoli Rennó e Universidade Federal de Lavras
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