Título: ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DAS ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Autoria de: Roberta Maria Abreu Milêu
Orientação de: Nathalia Maria Resende
Presidente da banca: Nathalia Maria Resende
Primeiro membro da banca: Luiz Henrique Rezende Maciel
Palavras-chaves: Pessoas com deficiência, Acessibilidade, Academias, Musculação, Inclusão
Data da defesa: 13/06/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 18/06/2019
Data da publicação: 18/06/2019
Referência: Milêu, R. M. A. ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DAS ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 2019. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Este estudo investigou a acessibilidade arquitetônica de 11 academias de musculação da cidade VarginhaMG para investigar a inclusão de pessoas com deficiência (PcD ?? deficiência física, visual eou intelectual) a prática de exercícios físicos nesses locais. Utilizou-se de questionário adaptado de Amorim (2011) para os proprietários ou professores responsáveis pelo local e uma ficha de observação também adaptada de Amorim (2011) sobre barreiras arquitetônicas e presença de ambientes acessíveis de acordo com a ABNT NBR 90502015. Pela análise dos dados coletados verificou-se que, as academias de musculação pesquisadas não se encontram arquitetonicamente acessíveis para receber as PcD. Em relação a acessibilidade ao acesso foram encontradas dificuldades para que ocorra o acesso desse público e a acessibilidade no interior foram poucos os itens acessíveis encontrados, podendo citar o aparecimento de apenas dois banheiros adaptados. A acessibilidade entre os ambientes das academias teve um resultado positivo de uma forma geral, porém as pessoas com deficiência visual teriam dificuldades em se locomover pois nenhuma academia apresentou instalação de piso tátil nas principais passagens. Além disso, nenhuma academia apresentou equipamento adaptado, sendo que a utilização dos equipamentos de uma forma adaptada seria uma ótima opção para que as PcD pratiquem musculação. O número de PcD matriculados nas academias foi baixo, aparecendo em somente 4 academias, mesmo que nenhuma academia se identificou trabalhar com atendimento específico as PcD. Porém a maioria dos proprietários (ou professores) concordaram sobre a importância em atender esse público além de ser um serviço rentável e diferenciado. Pode-se concluir que as principais barreiras encontradas por não haver acessibilidade nesses locais foram por questões de alto investimento financeiro, pelo local não ser do proprietário impedindo-o de fazer mudanças estruturais e pela pouca procura desse público nos locais. Sugere-se novos estudos, para investigar sobre o interesse de PcD em praticar musculação, como eles se sentem dentro do ambiente de uma academia e verificar o conhecimento que essas pessoas tem sobre os benefícios do exercício físico e dos exercícios resistidos para esta população.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
educacao_fisica_bacharelado/20191201510081
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44025
Curso: G029 - EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Roberta Maria Abreu Milêu e Universidade Federal de Lavras
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