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Título: A Posição do Intérprete no Direito e na Arte o Jurista e o Artista

Título alternativo: THE POSITION OF THE INTERPRETER IN LAW AND IN ART THE JURIST AND THE ARTIST

Autoria de: Gabriela Ponce Ribeiro Gouvêa

Orientação de: Daniela Olimpio de Oliveira

Presidente da banca: Daniela Olímpio de Oliveira

Primeiro membro da banca: Rangel Mendes Francisco

Palavras-chaves: Direito, Arte, Interpretação, Romance em Cadeia, Dworkin

Data da defesa: 22/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 04/05/2022

Data da publicação: 04/05/2022

Referência: Gouvêa, G. P. R. A Posição do Intérprete no Direito e na Arte o Jurista e o Artista . 2022. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Pretendeu-se, neste trabalho, expor os panoramas referentes à posição do intérprete jurídico e artístico, suas diferenças e busca por possíveis semelhanças. Buscou-se, para tanto, partir de um pressuposto de que Direito e Arte devem caminhar juntos como uma das ferramentas para garantir a eficácia da aplicação do Direito, utilizando como exemplo O Teatro do Oprimido, de Augusto Boal. A presente pesquisa também se vale do conceito de Direito em Dworkin, qual seja, este sendo entendido como uma prática interpretativa e íntegra, e o conceito de Arte em Xerez, como experiência estética, objeto cultural e ato expressivo. Pretendeu-se, também, consolidar um entendimento de que a interpretação do Direito deve ultrapassar a letra da Lei, fugindo da lógica positivista kelseniana. Para tal, valeu-se de pesquisa bibliográfica e qualitativa, objetivando ser um trabalho de introdução e mapeamento de conceitos. Este trabalho busca, essencialmente, contribuir para o estudo axiológico do Direito, levando-o às demais esferas do conhecimento e expressões humanas, entre elas, a Arte. Avalia-se que este estudo permitiu a ampliação do conhecimento teórico sobre o tema e espera-se que possa estimular mais juristas a procurarem entender e enxergar o Direito sob demais perspectivas axiológicas.

Abstract: This research intended to expose outlooks referring to the position of the juridical and artistic interpreter, alongside with their diferences and search for possible similarities. It was sought, thereunto, to start from an assumption that Law and Art must walk together as one of the tools to garantee the effectiveness in Law application, using as an example Augusto Boal????????s O Teatro do Oprimido. This present search also counts on the conception of Law according to Dworkin, whatsoever, this one being taken as an interpretative and candid, and the concepto f Art in Xerez, as aesthetic experience, cultural object and expressive act. It was also intended to consolidate an uptake of which Law interpretation must exceed literal legislation, standing away from positivist logic. For that, bibliographical and quantitative search were useful, aiming the research itself to be introductional and concept mapping. This essay pursuits, essentially, to contribute for the Law axiological study, taking it to the rest of knowledge and human expression. espheres, including Art. It is evaluated that this study allowed the amplification of theoric knowledge on this theme and it is expected that it????????s possible to stimulate more jurists to look foward to understanding Law under more axiological perspectives.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / direito/index.php?dados=20212201620864

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54806

Curso: G027 - DIREITO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabriela Ponce Ribeiro Gouvêa e Universidade Federal de Lavras

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