Título: A TEORIA CRIMINOLÓGICA DO LABELLING APPROACH E A SUA APLICABILIDADE NA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO Efeitos estigmatizantes na vida do adolescente institucionalizado
Autoria de: Ana Júllya Meireles Almeida
Orientação de: Ricardo Augusto de Araujo Teixeira
Presidente da banca: Ricardo Augusto de Araujo Teixeira
Primeiro membro da banca: Mariana de Oliveira Prince
Palavras-chaves: labelling approach, interacionismo simbólico, deviance secundária, instituição total, adolescente
Data da defesa: 26/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 30/04/2022
Data da publicação: 30/04/2022
Referência: Almeida, A. J. M. A TEORIA CRIMINOLÓGICA DO LABELLING APPROACH E A SUA APLICABILIDADE NA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO Efeitos estigmatizantes na vida do adolescente institucionalizado. 2022. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Este trabalho analisa a teoria criminológica do labeling approach aplicada aos adolescentes em conflito com a lei que recebem a medida socioeducativa de internação. O objetivo é investigar de que modo a atribuição de uma etiqueta pelas audiências formais de controle contribuem para conformação e identificação do adolescente a uma imagem de criminoso. Como os estabelecimentos de internação juvenis contribuem para degradação da identidade do adolescente, cuja personalidade ainda está em formação. Qual a importância do interacionismo simbólico para o desenvolvimento da teoria do etiquetamento social e sua influência sobre a criação da teoria da deviance secundária e o paradigma da reação social. As contribuições de Mead sobre o desenvolvimento do self por meio da brincadeira e do jogo para melhor entendimento sobre a formação da personalidade da criança e do adolescente. E como as interações sociais, principalmente com as audiências de controle e com os outros internos, contribuem para modelar a autoimagem do adolescente etiquetado. Para melhor compreensão são abordadas as normas que regem a medida socioeducativa de internação e sua aplicação sobre o jovem institucionalizado.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54869
Curso: G027 - DIREITO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Júllya Meireles Almeida e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo