Título: A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE E SUA INCAPACIDADE DE REALIZAR UM GENUÍNO RESGATE HISTÓRICO DAS FERIDAS SOCIAIS ADVINDAS DA DITADURA MILITAR NO BRASIL
Autoria de: Pedro Rodrigo Campelo Lima
Orientação de: Juraciara Vieira Cardoso
Presidente da banca: Juraciara Vieira Cardoso
Primeiro membro da banca: Luciana Fernandes Berlini
Palavras-chaves: Direito, direitos humanos, comissão nacional da verdade, história, Brasil
Data da defesa: 03/07/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 03/07/2019
Data da publicação: 03/07/2019
Referência: Lima, P. R. C. A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE E SUA INCAPACIDADE DE REALIZAR UM GENUÍNO RESGATE HISTÓRICO DAS FERIDAS SOCIAIS ADVINDAS DA DITADURA MILITAR NO BRASIL . 2019. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O presente trabalho se direciona à temática da Comissão Nacional da Verdade (CNV), criada pela Lei n. 12.5282011, para discutir o processo de resgate histórico das violações sofridas por brasileiros e estrangeiros em território nacional durante o período de ditadura militar no Brasil, compreendido entre os anos de 1964 e 1985. O ponto de partida para o desenvolvimento da pesquisa é o reconhecimento de que a CNV, ao longo de seus trabalhos, não foi capaz de realizar um genuíno processo de resgate histórico das violações de direitos humanos ocorridos no país durante a ditadura militar, o que privou a sociedade brasileira de um verdadeiro ????????acerto de contas???????? com seu passado. Ademais, a falta deste efetivo exercício de memória impossibilitou que fossem discutidos de maneira ampla os erros do passado, o que vem permitindo que os mesmos voltem a ocorrer no presente sem que as pessoas os questionem, eis que para muitos os erros do passado não foram esclarecidos. Desta forma, o trabalho busca discutir de que maneira os acontecimentos do passado poderiam ter sido resgatados e discutidos pela CNV, de modo a levar ao conhecimento da sociedade brasileira a verdade sobre os fatos ocorridos durante a ditadura militar e como tal esforço de lembrança poderia resultar em novas perspectivas de futuro para o país, o que conduziria a um verdadeiro debate público sobre a nossa própria sociedade, suas mazelas e, consequentemente, trazer luz para o nosso futuro social, tudo isto por meio do diálogo.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44108
Curso: G027 - DIREITO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Pedro Rodrigo Campelo Lima e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo