Título: Intervenção pedagógica no ensino de ecologia Abordagem crítica sobre polinização como serviço ecossistêmico
Autoria de: Thayna Eterno Cândido
Orientação de: Lucas Del Bianco Faria
Presidente da banca: Lucas Del Bianco Faria
Primeiro membro da banca: Mariana Esteves Mansanares
Segundo membro da banca: Christiane Noronha Fernandes Brum
Palavras-chaves: Educação, Práticas de ensino, Modelo didático tridimensional, Biologia, Ensino Fundamental.
Data da defesa: 09/11/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 14/11/2023
Data da publicação: 14/11/2023
Referência: Cândido, T. E. Intervenção pedagógica no ensino de ecologia Abordagem crítica sobre polinização como serviço ecossistêmico. 2023. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Este estudo foi conduzido com base na análise da avaliação realizada pelos alunos e alunas do 8º ano do Ensino Fundamental em 4 escolas estaduais, onde tiveram a oportunidade de compartilhar suas percepções sobre a aula ministrada, onde foi abordado os serviços ecossistêmicos a partir da polinização, evidenciando questões ambientais envolvendo atitudes humanas prejudiciais ao desenvolvimento destes. O propósito foi identificar elementos que evidenciassem o impacto da prática na complementação da educação dos estudantes. Para alcançar esse objetivo, empregamos uma abordagem de pesquisa qualitativa pertinente à análise de conteúdo, categorizando as opiniões expressas por esses discentes. Encontramos 3 categorias expostas em um quadro, onde percebemos o quanto uma aula diferenciada se destaca pela habilidade de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais envolvente, significativo e eficiente. Isso desempenha um papel fundamental com impactos positivos na capacitação de habilidades, capacitando-os para adquirir habilidades essenciais, tais como a capacidade de se ajustar, realizar análises críticas e resolver questões de forma eficaz.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20232201911089
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Thayna Eterno Cândido e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo