Título: Trilhas Interpretativas na Educação Ambiental Pesquisa Bibliográfica e Proposta de Planejamento para uma Trilha Interpretativa na UFLA
Título alternativo: Interpretive Trails in Environmental Education Bibliographic Research and Planning Proposal for an Interpretive Trail at UFLA
Autoria de: Felipe Natanael de Morais
Orientação de: Marco Aurelio Leite Fontes
Presidente da banca: Marco Aurelio Leite Fontes
Primeiro membro da banca: Aloysio Souza de Moura,
Segundo membro da banca: Raissa Santa Rosa Fernandes
Palavras-chaves: Conservação, Educação, Interpretação Ambiental, Meio Ambiente, Sensibilização Ambiental
Data da defesa: 27/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 31/07/2023
Data da publicação: 31/07/2023
Referência: Morais, F. N. d. Trilhas Interpretativas na Educação Ambiental Pesquisa Bibliográfica e Proposta de Planejamento para uma Trilha Interpretativa na UFLA. 2023. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O crescimento da população humana aumenta a demanda por recursos naturais, levando a um descaso com a natureza e a diversos problemas ambientais, como desmatamento, poluição e extinção de espécies. A conscientização ambiental é crucial, e a educação é uma ferramenta poderosa para promover valores sustentáveis, fazendo emergir, assim, a educação ambiental que visa a sensibilização e a mudança de comportamento frente às questões ambientais. As trilhas interpretativas são uma ferramenta eficaz na educação ambiental, proporcionando aos visitantes um maior contato com a natureza, sendo eficientes para sensibilização ambiental e compreensão crítica do ambiente natural, estimulando atitudes responsáveis para a proteção do meio ambiente. Diante disso, o presente trabalho tem o objetivo de analisar o efeito das trilhas interpretativas na sensibilização e educação ambiental, resultando numa proposta de intervenção de uma trilha interpretativa para a Universidade Federal de Lavras, com base em pesquisas bibliográficas realizadas para responder a pergunta ??Qual o resultado das trilhas interpretativas na contribuição para a sensibilização e a educação ambiental? e de outros dois guias especializados.
Abstract: The growth of the human population increases the demand for natural resources, leading to a disregard for nature and various environmental issues, such as deforestation, pollution, and species extinction. Environmental awareness is crucial, and education is a powerful tool to promote sustainable values, giving rise to environmental education aimed at sensitization and behavior change towards environmental issues. Interpretative trails are an effective approach in environmental education, providing visitors with closer contact with nature, and are efficient in environmental sensitization and critical understanding of the natural environment, encouraging responsible attitudes for environmental protection. Therefore, the present study aims to analyze the impact of interpretative trails on environmental sensitization and education, resulting in a proposal for an intervention of an interpretative trail for the Federal University of Lavras, based on bibliographic research conducted to answer the question What is the outcome of interpretative trails in contributing to environmental sensitization and education? and using two other specialized guides.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20231201810952
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Felipe Natanael de Morais e Universidade Federal de Lavras
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