Título: Desafios e possibilidades no ensino de anatomia humana nas disciplinas de ciências e biologia uma revisão bibliográfica
Título alternativo: Challenges and possibilities in the teaching of human anatomy in the subjects of sciences and biology a bibliographic review
Autoria de: Scarlet Silva Couto
Orientação de: Rodrigo Avelaira Barbosa
Presidente da banca: Rodrigo Avelaira Barbosa
Primeiro membro da banca: Laise Vieira Gonçalves
Segundo membro da banca: Rodrigo Ferreira de Moura
Palavras-chaves: Anatomia Humana, Desafios, Ensino, Ciências, Biologia
Data da defesa: 19/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 29/04/2022
Data da publicação: 29/04/2022
Referência: Couto, S. S. Desafios e possibilidades no ensino de anatomia humana nas disciplinas de ciências e biologia uma revisão bibliográfica . 2022. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Dentre os conteúdos ensinados em Ciências e Biologia ao longo da educação básica, a Anatomia Humana se enquadra como base fundamental para o adequado conhecimento dos órgãos e estruturas que formam os sistemas do corpo humano, suas funções e suas relações. Embora seja um assunto que costuma despertar o interesse de grande parte dos estudantes, ainda existem muitas dificuldades encontradas durante processo de ensino-aprendizagem dos tópicos relacionados à Anatomia Humana nas escolas. Nesse sentido, o trabalho teve como proposta realizar uma revisão de literatura cientifica a respeito dos desafios no ensino de Anatomia Humana na educação básica, ou seja, no ensino fundamental e médio e identificar alternativas que busquem superar esses desafios durante o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foram realizadas pesquisas de artigos científicos em diferentes bases de dados, a fim de se compreender quais são as principais dificuldades encontradas por professores de Ciências e Biologia durante a ministração de aulas com conteúdo referentes às estruturas anatômicas do corpo humano, averiguar os recursos e materiais disponibilizados pelas escolas, bem como identificar metodologias alternativas desenvolvidas na tentativa de superar esses desafios. Com base nas informações analisadas, conclui-se que é preciso mais investimento na educação como um todo, principalmente na formação continuada dos professores, para que os mesmos estejam mais aptos a ponto de mobilizarem seus conhecimentos para inovação em suas práticas pedagógicas, utilizando de metodologias que irão auxiliar na construção do conhecimento dos estudantes.
Abstract: Among the contents taught in Sciences and Biology throughout basic education, Human Anatomy fits as a fundamental basis for the adequate knowledge of the organs and structures that form the systems of the human body, their functions and their relationships. Although it is a subject that usually arouses the interest of most students, there are still many difficulties encountered during the teaching-learning process of topics related to Human Anatomy in schools. In this sense, the work aimed to carry out a review of the scientific literature regarding the challenges in the teaching of Human Anatomy in basic education, that is, in elementary and high school, and to identify alternatives that seek to overcome these challenges during elementary school. teaching-learning process. For this, searches of scientific articles were carried out in different databases, in order to understand what are the main difficulties encountered by Sciences and Biology teachers during the teaching of classes with content related to the anatomical structures of the human body, to ascertain the resources and materials made available by schools, as well as identifying alternative methodologies developed in an attempt to overcome these challenges. Finally, we conclude that more investment is needed in education as a whole, especially in the continuing education of teachers, so that they are more apt to mobilize their knowledge for innovation in their pedagogical practices, using methodologies that will help in the construction of students knowledge
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20212201712173
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54967
Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Scarlet Silva Couto e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo