Título: Uma escola sobre dois pés um espetáculo teatral na formação de professores de ciências
Título alternativo: ??A SCHOOL ON TWO FEET?? A THEATER SPECTACLE IN THE TEACHER TRAINING OF SCIENCE TEACHERS
Autoria de: Gabriel Batista Amaral
Orientação de: Marina Battistetti Festozo
Presidente da banca: Marina Battistetti Festozo
Primeiro membro da banca: Antonio Fernandes Nascimento Junior
Segundo membro da banca: Laise Vieira Gonçalves
Terceiro membro da banca: Flávio Henrique Chaves Filho
Palavras-chaves: Teatro, formação docente, Estágio Supervisionado em ciências, Pesquisa qualitativa, Roteiro
Data da defesa: 12/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 28/11/2021
Data da publicação: 28/11/2023
Referência: Amaral, G. B. Uma escola sobre dois pés um espetáculo teatral na formação de professores de ciências. 2021. 140 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O teatro é uma manifestação artística que desde os tempos mais remotos é articulado visando fins educativos. A formação de professores mediada por elementos culturais e artísticos contribui para uma educação humanista e de totalidade, contudo, as atividades presentes nos cursos de formação de professores desatendem as necessidades artísticas e culturais dos indivíduos, apostando em modalidades formativas enrijecidas e pouco formativas. Com estas preocupações, os objetivos deste trabalho giram em torno da análise do processo produtivo coletivo de um roteiro e de uma peça teatral na formação de professores de ciências, a partir do Estágio Supervisionado nas escolas, e das percepções destes estagiários e estagiárias sobre e no processo. Apoiamo-nos na pesquisa qualitativa na abordagem e na análise dos fenômenos suscitados nas etapas que sucederam essa experiência pedagógica. A observação participante na descrição e análise de todo o processo, desde o estabelecimento da proposta à apresentação da peça, a convergência das visões textocentrista e cenocentrista na exploração dos significados do roteiro e, por fim, a abordagem qualitativa dos dados sucedido de categorização para análise a partir da visão dos futuros professores e professoras em formação. Pudemos perceber a partir do processo e dos relatos das e dos participantes que o teatro concretizou de maneira única o aprender, seja de ordem informativa, social ou cultural. Desta forma, defendemos a aproximação da formação docente com experiências pedagógicas artísticas e culturais que podem contribuir para estimular o desenvolvimento da coletividade, da criatividade, da sensibilidade, das habilidades intrapessoais e interpessoais, de uma formação cultural conceituada e do reconhecimento da função educadora como ato político.
Abstract: Theater is an artistic manifestation that, since ancient times, has been articulated for educational purposes. The training of teachers mediated by cultural and artistic elements contributes to a humanist and total education, however, as activities present in teacher training courses, they neglect the artistic and cultural needs of cultural elements, investing in hardened and little training modalities. With these concerns, the objectives of this work revolve around the analysis of the collective productive process of a script and a play in the training of science teachers, from the Supervised Internship in schools, and the perceptions of these interns and interns about and in the. process. We rely on qualitative research in the approach and analysis of the phenomena raised in the steps that followed this pedagogical experience. Participant observation in the description and analysis of the entire process, from the establishment of the proposal to the presentation of the play, a convergence of text-centered and cenocentrist views in the exploration of the scripts meanings and, finally, a qualitative approach to the successful categorization data for analysis from the vision of future teachers in training. We could see from the process and the reports of the participants that the theater became the only one to learn, whether informative, social or cultural. In this way, it defends an approximation of teacher training with artistic and cultural pedagogical experiences that can contribute to stimulate the development of collectivity, creativity, sensitivity, intrapersonal and interpersonal skills, a conceptualized cultural training and recognition of the educational role as an act political.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20211201711852
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gabriel Batista Amaral e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo