Título: ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDAGAÇÕES
Título alternativo: ART AND TEACHER TRAINING INQUIRIES
Autoria de: Gabriel Angelo Campos Vargas
Orientação de: Antonio Fernandes Nascimento Junior
Presidente da banca: Antônio Fernandes Nascimento Júnior
Primeiro membro da banca: Laise Vieira Gonçalves
Segundo membro da banca: Michelle Julia de Sousa
Palavras-chaves: Arte, Educação, Formação inicial de professores, Formação continuada de professores, Formação crítica e reflexiva.
Data da defesa: 22/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 01/12/2021
Data da publicação: 01/12/2021
Referência: Vargas, G. A. C. ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDAGAÇÕES. 2021. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Partindo de uma breve contextualização sensorial e biológica sobre o som, inicia-se um debate a respeito da relação homem-natureza, seus aspectos no âmbito da cultura, formação do sujeito social e sua relação com a arte. Apresentando justificativas para então explorar algumas incursões a respeito da arte e uma educação não expositiva da arte na interdisciplinaridade da arte e a contextualização da arte e da formação para compreensão da totalidade e suas relações com uma sociedade pautada pela luta de classes. O objetivo deste trabalho é apresentar nuances da arte e relacioná-las com a importância de sua apropriação tanto na formação inicial e continuada de professores, quanto para qualquer processo educativo que vise a superação das condições materiais em que nos encontramos atualmente, lançando mão de referenciais teóricos que sustentem os argumentos construídos. Para isso, foi realizada uma discussão referenciada teoricamente e orientada por categorias de reflexão que discutem a arte e seu potencial em
Abstract: Starting from a brief sensory and biological contextualization about sound, a debate about the relationship between man and nature, its aspects in the scope of culture, formation of the social subject and its relationship with art begins. Presenting justifications to then explore some incursions regarding art and a non-expository education of art in the interdisciplinary of of art and contextualization of art and training for understanding the totality and its relations with a society based on class struggle. The objective of this work is to present nuances of art and relate them to the importance of its appropriation both in the initial and continuing education of teachers, as well as in any educational process aimed at overcoming the material conditions in which we currently find ourselves, making use of references theorists that support the constructed arguments. For this, a discussion theoretically referenced and guided by categories of reflection was carried out that discuss art and its potential in
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20211201611167
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53879
Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gabriel Angelo Campos Vargas e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo