Título: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA APAE DE LAVRAS-MG
Autoria de: Maria Clara Fernandes Thimotti
Orientação de: Nathalia Maria Resende
Presidente da banca: Nathalia Maria Resende
Primeiro membro da banca: Marina Battistetti Festozo
Segundo membro da banca: Helena Libardi
Terceiro membro da banca: Murillo Bolzani Faleiros
Palavras-chaves: educação especial, apae, formação de professores, estágio supervisionado, relato de experiência
Data da defesa: 14/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 23/06/2021
Data da publicação: 23/06/2021
Referência: Thimotti, M. C. F. UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA APAE DE LAVRAS-MG. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: No percurso de buscar conhecer e compreender mais sobre os processos educativos da pessoa com deficiência é que veio a ideia de fazer este trabalho, através de um relato de experiência, feito a partir da disciplina do Estágio Supervisionado I, do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de LavrasMG. A realização do trabalho tem o intuito de relatar a experiência do Estágio I na APAE de Lavras-MG, bem como trazer a reflexão acerca da responsabilidade de todos em proporcionar a inclusão das pessoas com deficiência, não só no ambiente escolar, como em todos os espaços educacionais. Ademais, o trabalho tem a intenção de discutir a importância e a relação estágio-docência a partir das observações feitas e considerar a potencialidade de levar uma metodologia alternativa para a Educação Especial. Pôde-se perceber que há grande necessidade de o Estágio Supervisionado extrapolar o limite do empírico e das atividades isoladas, passando a ter função fundamental nos cursos de formação de professores. Além disso, pôde-se compreender que a Educação Especial é algo que está em constante mudança e deve ser refletida sempre, de forma a aprimorar os processos educativos para que seja proporcionada uma Educação adequada para todos.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20202201620681
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47447
Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maria Clara Fernandes Thimotti e Universidade Federal de Lavras
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