Título: ??CARA A CARA VEGETAL?? UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE SISTEMÁTICA VEGETAL
Autoria de: Ana Carolina Martins Pereira
Orientação de: Suzana Maria dos Santos Costa
Presidente da banca: Suzana Maria dos Santos Costa
Primeiro membro da banca: Antonio Massensini Junior
Segundo membro da banca: Ana Luisa Arantes Chaves
Palavras-chaves: Negligência botânica, Jogos didáticos, ??Cara a Cara Vegetal??, Diversidade, Botânica
Data da defesa: 20/04/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 23/04/2021
Data da publicação: 23/04/2021
Referência: Pereira, A. C. M. ??CARA A CARA VEGETAL?? UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE SISTEMÁTICA VEGETAL. 2021. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O ensino de botânica tem um grande valor dentro das Ciências Biológicas. Entretanto, em decorrência da complexidade de termos e nomenclaturas, é visto muitas vezes como desestimulante e sistematizado. Esse desinteresse pelo tema pode ser justificado pela ??negligência botânica??, um fenômeno que consiste na dificuldade que os seres humanos têm em perceber as plantas ao redor e pensarem nelas apenas como cenário para a vida animal. Com isso, a sociedade caminha para um cenário no qual as pessoas não conhecem a grande importância das plantas no biociclo. Os jogos didáticos são ferramentas aliadas à aprendizagem, quando são associados às aulas teóricas, e podem ser elaborados de forma que atendam as particularidades dos alunos. A disciplina de Morfologia e Sistemática Vegetal, é oferecida em diversos cursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ela traz conceitos fundamentais para a formação acadêmica de cursos como Ciências Biológicas, Agronomia e Engenharia Florestal. Os alunos da disciplina têm diferentes perfis, muitos deles cresceram em contato com a natureza na zona rural e possuem uma bagagem grande de experiências, mas outros alunos não tiveram ou não têm este contato. Considerando o potencial da aplicação dos jogos didáticos e a necessidade da utilização de novos recursos que superem a negligência botânica, o presente trabalho visa propor um jogo intitulado ??Cara a Cara Vegetal?? que poderá compor as aulas práticas e teóricas da disciplina ou momentos paralelos de aprendizagem em temas de diversidade e sistemática vegetal.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20202201611175
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47518
Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Carolina Martins Pereira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo