Título: DIÁLOGOS ENTRE BIOMAS, CULTURA E HISTÓRIA EM AULAS DE CIÊNCIAS UMA VIAGEM A PARTIR DO FILME ??BRASIL ANIMADO??
Título alternativo: DIALOGUES BETWEEN BIOMES, CULTURE AND HISTORY IN SCIENCE CLASSES A JOURNEY FROM THE FILM ??BRASIL ANIMADO??
Autoria de: Carla Castelari Rezende
Orientação de: Antonio Fernandes Nascimento Junior
Presidente da banca: Antonio Fernandes Nascimento Junior
Primeiro membro da banca: Laise Vieira Gonçalves
Segundo membro da banca: Julia Amorim Monteiro
Palavras-chaves: Práticas pedagógicas, Formação de Professores, Cinema, Ensino de Ciências, Biomas
Data da defesa: 10/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 22/06/2021
Data da publicação: 22/06/2021
Referência: Rezende, C. C. DIÁLOGOS ENTRE BIOMAS, CULTURA E HISTÓRIA EM AULAS DE CIÊNCIAS UMA VIAGEM A PARTIR DO FILME ??BRASIL ANIMADO??. 2021. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Neste trabalhado, discutiremos o quão importante é o professor desenvolver em sala de aula, uma prática que preze a construção de cidadãos com conhecimentos sobre questões culturais, sociais, históricas, artísticas, entre outras. Visto que, esses conhecimentos contribuem de maneira grandiosa para construção de um sujeito questionador. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a animação ??Brasil animado?? (2011), dirigido por Mariana Caltabiano, a fim de suscitar os possíveis assuntos que este filme pode levantar em ambientes educacionais, mais especificamente em aulas de ciências para estudantes do ensino fundamental. O filme combina o uso de live-action e animação tradicional, sendo possível, ao mesmo tempo, desbravar a imaginação e viajar por imagens reais do Brasil. Nesse sentido, foi tomada como base a Metodologia de Pesquisa Qualitativa e derivada dela, para análise, utilizamos a Análise de Conteúdo. A partir da análise, encontramos eixos presentes no filme sobre Biomas do Brasil, Cultura e
Abstract: In this work, we will discuss how important it is for the teacher to develop, in the classroom, a practice that values the construction of citizens with knowledge about cultural, social, historical, artistic issues, among others. Since, this knowledge greatly contributes to the construction of a questioning subject. In this sense, this work aims to analyze the animation ??Animated Brasil?? (2011), directed by Mariana Caltabiano, in order to raise the possible issues that this film can raise in educational environments, more specifically in science classes for education students fundamental. The film combines the use of live-action and traditional animation, being possible, at the same time, to explore the imagination and travel through real images of Brazil. In this sense, the Qualitative Research Methodology was taken as a basis and derived from it, for analysis, we used Content Analysis. From the analysis, we find axes present in the film about Brazilian Biomes, Culture and History. Thus, it is possible to co
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20202201610272
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47442
Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Carla Castelari Rezende e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo