Título: AS PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFLA PELO OLHAR DOS FUTUROS PROFESSORES
Autoria de: Stella Leticia Santos Augusto
Orientação de: Marina Battistetti Festozo
Presidente da banca: Marina Battistetti Festozo
Primeiro membro da banca: Thiago Alves Magalhães
Segundo membro da banca: José Antônio Araujo Andrade
Palavras-chaves: Educação Ambiental, Formação de Professores, Formação de Educadores Ambientais, Educação Ambiental no curso de Ciências Biológicas, Diferentes Vertentes da Educação Ambiental.
Data da defesa: 28/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 10/09/2020
Data da publicação: 10/09/2020
Referência: Augusto, S. L. S. AS PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFLA PELO OLHAR DOS FUTUROS PROFESSORES. 2020. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: Pretendeu-se com o presente trabalho analisar como se é trabalhada a Educação Ambiental dentro do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras. A Educação Ambiental nasceu como resposta a uma demanda de soluções para a crise ambiental, desde então vem tomando vários caminhos, influenciados por diferentes linhas de pensamento e diferentes propostas para o enfrentamento das questões ambientais. Diversos autores trabalharam no sentido de compreender as concepções de Educação Ambiental que se mostram presentes no Brasil, porém no presente trabalho se optou, por uma questão didática, por usar como base da análise as definições apontadas por Layrargues e Lima (2014), sendo as três macrotendências de Educação Ambiental do Brasil, que são as vertentes Conservadora, Pragmática e Crítica. A pesquisa se baseou na realização de um questionário online com os alunos do primeiro período do curso e com os alunos possíveis formandos, ambos do período de 20192, investigando as concepções dos calouros sobre a Educação Ambiental e a concepção dos formandos, assim como as disciplinas com as quais tiveram contato com a EA na educação básica e na graduação. Avalia-se que o estudo cumpriu seus objetivos, pois foi perceptível uma mudança significativa dos posicionamentos dos entrevistados recém chegados para os dos formandos quanto à EA. Foi possível, de um modo geral, ter um vislumbre de como a EA é tratada dentro das escolas durante a educação básica, bem como identificar como a EA é trabalhada dentro do curso de Ciências Biológicas, a presenças das três tendências que foi apontada pelas falas dos formandos, assim como as disciplinas do Estágio Supervisionado, as Metodologias de Ensino de Ciências e Biologia, Escola e Currículo e as Ecologias que foram apontadas pelos alunos como momentos de contato com a EA. A formação inicial de professores aliada a de educadores ambiental é de extrema importância, pois é nesse momento que o futuro professor irá construir sua identidade e é essencial que essa formação leve em conta diversos fatores que o auxiliem em sua atuação como professor na formação de sujeitos com uma visão crítica e emancipatória.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20201201610277
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45233
Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Stella Leticia Santos Augusto e Universidade Federal de Lavras
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