Título: UM ESTUDO DA ALIMENTAÇÃO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Título alternativo: A Study of Food in the National Common Basic Curriculum
Autoria de: Paloma Martins Ferreira
Orientação de: Marina Battistetti Festozo
Presidente da banca: Marina Battistetti Festozo
Primeiro membro da banca: Antonio Fernandes Nascimento Junior
Segundo membro da banca: Celso Vallin
Palavras-chaves: Alimentação, Educação Alimentar, Base Nacional Comum Curricular, Educação, Formação de Professores
Data da defesa: 21/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 09/09/2020
Data da publicação: 09/09/2020
Referência: Ferreira, P. M. UM ESTUDO DA ALIMENTAÇÃO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. 2020. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: A alimentação se caracteriza como umas das necessidades vitais, por isso, é considerada fundamental para a manutenção da vida na Terra. Há um tempo, a abordagem em relação ao tema alimentação era frequentemente associada apenas às necessidades biológicas dos seres vivos. Entretanto, esse paradigma tem-se alterado e questões sociais, políticas, econômicas e ambientais vem sendo discutidas a partir da alimentação. Diante da complexidade deste tema, é essencial que as escolas promovam a educação alimentar de forma a abranger todas as questões relacionadas a partir do que é estabelecido pelos currículos. Nessa perspectiva, este estudo buscou analisar a Base Nacional Comum Curricular sobre como se dá a orientação sobre o estudo da alimentação, atentando-se especialmente às áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas no Ensino Fundamental e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Ensino Médio, as quais, entendemos, serem áreas potenciais para tal abordagem. Além disso
Abstract: Food is characterized of the vital needs. For this reason, it is considered fundamental for the maintenance of life on Earth. Sometime ago, the approach towards the food theme was often associated only with the biological needs of living beings. However, this paradigm has changed and social, political, economic and environmental issues have been discussed based on food. Given the complexity of this theme it is essential that schools promote food education in order to cover all related issues based on what is established in the curriculum. In this perspective, this study sought to analyze the National Common Basic Curriculum on how to give guidance on the study of food, paying particular attention to the areas of Natural Sciences and Human Sciences in Elementary Education and Natural Sciences and their Technologies and Human Sciences and Social Applied in High School, which, we understand, are potential areas for such an approach. For this, qualitative and documentary research was used as methodology. Four key
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20201201610273
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45196
Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Paloma Martins Ferreira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo