Título: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO VISITA À EXPOSIÇÃO ????????????????????????????????O VALOR DA TERRA ÇNO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DA UFLA
Autoria de: Igor Andrade Correia Rohlfs
Orientação de: Marina Battistetti Festozo
Presidente da banca: Marina Battistetti Festozo
Primeiro membro da banca: João Augusto dos Reis Neto
Segundo membro da banca: Michelle Júlia de Souza
Palavras-chaves: Educação de jovens e adultos (EJA), Educação ambiental, Estágio supervisionado, Escola, Práxis
Data da defesa: 06/12/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-2
Data da versão final: 13/12/2019
Data da publicação: 13/12/2019
Referência: Rohlfs, I. A. C. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO VISITA À EXPOSIÇÃO ????????????????????????????????O VALOR DA TERRA ÇNO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DA UFLA. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Entende-se que é possível encontrar, em vários campos que permeiam a educação de jovens e adultos, defasagens tanto no âmbito da extensão dos saberes produzidos na universidade como na questão estrutural do currículo. Nesta perspectiva observa-se que a utilização de espaços não-formais de aprendizagem podem ser um caminho possível para contribuir com as atividades pedagógicas na EJA com a participação mais ativa dos alunos. Com estas preocupações, este estudo tem o objetivo de relatar, analisar e discutir uma atividade envolvendo três turmas da terceira série do Ensino Médio da EJA, no Museu de História Natural da UFLA. Partindo da perspectiva da educação ambiental crítica, foi realizada a mediação na exposição ????????????????????????????????O VALOR DA TERRA????????????????????????????????, em que foram discutidos os diferentes significados das palavras ????????????????????????????????terra???????????????????????????????? e ????????????????????????????????valor????????????????????????????????. Foram aplicados questionários e gravação em áudio da visita a exposição, a fim de entender melhor as compreensões e conhecimentos construídos durante a visita à exposição. As reflexões proporcionadas por este trabalho apontam que o trabalho voltado para práticas educacionais que busquem alternativas ao modelo tradicional de ensino exige do educador, preocupado com uma educação emancipatória, uma postura de enfrentamento às resistências encontradas no seu percurso.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20192201211093
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44632
Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Igor Andrade Correia Rohlfs e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo