Título: A COZINHA COMO CONTEXTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS UMA ANÁLISE DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Título alternativo: THE KITCHEN AS A CONTEXT FOR THE TEACHING OF SCIENCE AN ANALYSIS OF THE DISCIPLINE OF METHODOLOGY OF SCIENCE TEACHING IN INITIAL TEACHER TRAINING
Autoria de: Augusto Antonio de Paula
Orientação de: Antonio Fernandes Nascimento Junior
Presidente da banca: Antonio Fernandes Nascimento Junior
Primeiro membro da banca: Marina Battistetti Festozo
Segundo membro da banca: Laise Vieira Gonçalves Ribeiro
Palavras-chaves: Formação inicial de professores, Ensino de ciências, Contextualização, Saberes pedagógicos, Metodologia de Ensino
Data da defesa: 04/07/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 06/07/2019
Data da publicação: 06/07/2019
Referência: Paula, A. A. d. A COZINHA COMO CONTEXTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS UMA ANÁLISE DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. 2019. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar, analisar e discutir a relevância da disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras-MG na formação inicial de professores, para além disso busca contribuir para as discussões acerca da formação inicial de professores de ciências. A disciplina consistiu na construção ???? por parte dos discentes ???? de metodologias alternativas de ensino, partindo da cozinha como contexto para o ensino de Ciências. A proposta da disciplina visa uma reflexão por parte dos licenciandos acerca do modelo tradicional de ensino. Os temas das aulas foram baseados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, orientados pelo Currículo Básico Comum do Estado de Minas Gerais. A construção das aulas teve a participação dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Biologia da própria Universidade. Ao final da disciplina os licenciandos fizeram uma avaliação onde destacaram o papel da disciplina em sua formação. Essas avaliações foram utilizadas para a análise do trabalho, a partir da categorização das falas, que é derivado do método de análise de conteúdo que, por sua vez, é derivado da pesquisa qualitativa. A partir da análise das avaliações foram encontradas três categorias ????Formação de professores????, Metodologias Alternativas de ensino???? e ????Contextualização????. Diante da discussão desenvolvida, foi possível perceber a importância da disciplina no processo de formação inicial de professores de ciências. Para além disso, ficou evidente a necessidade de se ter mais espaços, durante a graduação dos licenciandos, que possibilitem aos licenciandos a articulação entre os conhecimentos específicos e conhecimentos pedagógicos
Abstract: The present work has the objective of presenting, analyzing and discussing the relevance of the discipline of Science Teaching Methodology of the Licentiate course in Biological Sciences of the Federal University of Lavras-MG in the initial formation of teachers, in addition to contributing to the discussions about the initial training of science teachers. The discipline consisted in the construction - by the students - of alternative teaching methodologies, starting from the kitchen as context for the teaching of Sciences. The proposal of the discipline aims at a reflection on the part of the licenciandos about the traditional model of education. The topics of the classes were based on the National Curricular Parameters, guided by the Basic Curriculum of the State of Minas Gerais. The construction of the classes had the participation of the scholars of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) of Biology of the University itself. At the end of the course the licenciandos made an evaluation where they emphasized the role of the discipline in its formation. These evaluations were used for the analysis of the work, from the categorization of the speech, which is derived from the method of content analysis, which, in turn, is derived from the qualitative research. From the analysis of the evaluations, three categories were found Teacher training, Alternative teaching methodologies and Contextualization. In view of the discussion developed, it was possible to perceive the importance of the discipline in the process of initial formation of science teachers. In addition, it became clear that there is a need to have more space, during graduation of the graduates, that allow the graduates to articulate the specific knowledge and pedagogical knowledge.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20191201420595
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43666
Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Augusto Antonio de Paula e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo