Título: EFICÁCIA DA COMBINAÇÃO ANFOTERICINA B LIPOSSOMAL MAIS MILTEFOSINA NO TRATAMENTO DA LEISHMANIOSE VISCERAL HUMANA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autoria de: Thays Cristina dos Santos
Orientação de: Ana Paula Peconick
Coorientação de: Josiane Aparecida Martiniano de Padua
Presidente da banca: Ana Paula Peconick
Primeiro membro da banca: Josiane Ap. Martiniano de Pádua
Segundo membro da banca: Joziana Muniz de Paiva Barcante
Palavras-chaves: Leishmaniose, terapias, combinação, anfotericina B, miltefosina
Data da defesa: 19/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 01/12/2021
Data da publicação: 01/12/2021
Referência: Santos, T. C. d. EFICÁCIA DA COMBINAÇÃO ANFOTERICINA B LIPOSSOMAL MAIS MILTEFOSINA NO TRATAMENTO DA LEISHMANIOSE VISCERAL HUMANA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2021. 15 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A Leishmaniose visceral é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Leishmania, que são transmitidos ao homem pela picada de fêmeas da subfamília dos flebotomíneos. Classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença tropical negligenciada, a forma visceral da doença é considerada a mais grave, podendo resultar em óbito se não for diagnosticada e tratada adequadamente. Em humanos se caracteriza por febre, aumento do baço e fígado, perda de peso e anemia. Atualmente, os medicamentos mais utilizados em humanos possuem alta toxidade e custo relativamente elevado. Além disso, sua eficácia pode ser comprometida pelo desenvolvimento de resistência do parasito à droga. Com isso, são necessários estudos que determinem a eficácia de tratamentos novos e convencionais, bem como de suas combinações, a fim de estabelecer as melhores doses a serem utilizadas em menor tempo e obter melhores resultados, com um menor custo. Por esse motivo, o objetivo deste trabalho foi analisar a eficácia da combinação de anfotericina B lipossomal mais miltefosina para o tratamento da Leishmaniose visceral humana. A metodologia desta revisão sistemática está de acordo com os itens previstos no Protocolo PRISMA. Dois revisores foram envolvidos na avaliação dos estudos e as divergências foram resolvidas após discussão com um terceiro revisor. As buscas de artigos foram feitas nas plataformas Pubmed, Web of Science, BVS, Scopus, Cochrane, CABI E SciELO. A busca nas bases de dados resultou em um total de 205 artigos, após a seleção pelos critérios de inclusão e exclusão, e critérios de qualidade, foram incluídos 2 artigos nessa revisão sistemática. A combinação das terapias anfotericina B lipossomal mais miltefosina apresentou alta eficácia para o tratamento da leishmaniose visceral humana, no entanto, são necessárias mais pesquisas para confirmar esses resultados.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_bacharelado/20211201610212
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53859
Curso: G012 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Thays Cristina dos Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo