Título: COFRINHO ABORDAGEM PRÁTICA NA CRIAÇÃO DE UM SISTEMA
Título alternativo: COFRINHO PRACTICAL APPROACH FOR A SYSTEM CREATION
Autoria de: Matheus Amancio Ferreira
Orientação de: Andre Grutzmann
Presidente da banca: André Grützmann
Primeiro membro da banca: Neumar Costa Malheiros
Segundo membro da banca: Paulo Afonso Parreira Junior
Palavras-chaves: Educação Financeira, API REST, Clean, Solid, Metodologias Ágeis
Data da defesa: 19/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 02/08/2023
Data da publicação: 02/08/2023
Referência: Ferreira, M. A. COFRINHO ABORDAGEM PRÁTICA NA CRIAÇÃO DE UM SISTEMA. 2023. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A educação financeira é um dos grandes pilares quando se trata da saúde das finanças de qualquer pessoa. Não só saber economizar e gastar, mas também entender como todo o sistema funciona. Ainda que o assunto esteja presente na base curricular do ensino fundamental desde 2017, a minoria das escolas conseguiram adotar o modelo até o momento. Segundo o PISA 2018, cerca de 44 dos estudantes brasileiros estavam abaixo dos conhecimentos mínimos na área, colocando o Brasil em 17º lugar, dentre os 20 países pesquisados. Surgiu então a proposta do Cofrinho, um aplicativo de educação financeira voltado para crianças e jovens. Este trabalho focou-se nos aspectos técnicos do desenvolvimento de uma API HTTP em Node.js e no planejamento de um ambiente em nuvem capaz de suportá-la. Foram empregados conceitos das metodologias ágeis Scrum e Kanban, como forma de seguir padrões de organização bem consolidados no mercado, adaptados a uma equipe pequena. No desenvolvimento, foram aplicados alguns dos padrões e metodologias de software definidos pela metodologia CLEAN e padrão SOLID, como forma de gerar uma base de código bem estruturada e de fácil manutenção. A implementação foi baseada no conceito de MVP, incluindo as funcionalidades mínimas para o produto, envolvendo um módulo de gestão financeira e educacional, permitindo acesso por meio de escolas. A aplicação foi desenvolvida em Typescript e recebeu uma abordagem com múltiplos bancos de dados, sendo o principal o PostgreSQL e o secundário o MongoDB. Ao seguir as técnicas e metodologias propostas, houve o desenvolvimento de um protótipo avançado para o Cofrinho, sendo capaz de cumprir com seus objetivos de MVP.
Abstract: Financial education is one of the great pillars when it comes to the financial health of any person. Not only knowing how to save and spend, but also understanding how the whole system works. Although the subject has been present in the elementary school curriculum since 2017, few schools have managed to adopt the model so far. According to PISA 2018, about 44 of Brazilian students were below the minimum knowledge in the area, placing Brazil in 17th place among the 20 countries surveyed. Thus arose the proposal of Cofrinho, a financial education application aimed at children and young people. This work focused on the technical aspects of developing an HTTP API in Node.js and planning a cloud environment capable of supporting it. Concepts from agile methodologies Scrum and Kanban were employed as a way to follow well-established organizational standards in the market, adapted to a small team. In development, some of the software patterns and methodologies defined by the CLEAN methodology and SOLID standard were applied, as a way to generate a well-structured and easily maintainable code base. The implementation was based on the MVP concept, including the minimum functionalities for the product, involving a financial and educational management module, allowing access through schools. The application was developed in Typescript and received an approach with multiple databases, with PostgreSQL being the main one and MongoDB being secondary. By following the proposed techniques and methodologies, there was the development of an advanced prototype for Cofrinho, being able to fulfill its MVP objectives.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencia_da_computacao/20231201820279
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G010 - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Matheus Amancio Ferreira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo