Título: PLUGINS PARA DETECÇÃO DE PLÁGIO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE - UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO
Título alternativo: PLUGINS FOR PLAGIARISM DETECTION IN MOODLE VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT - A SYSTEMATIC MAPPING
Autoria de: Gabriel Ribeiro Oliveira
Orientação de: Paulo Afonso Parreira Junior
Presidente da banca: Paulo Afonso Parreira Júnior
Primeiro membro da banca: Renata Teles Moreira
Segundo membro da banca: Alexandre Jose de Carvalho Silva
Palavras-chaves: Mapeamento sistemático da literatura, Moodle, plágio, Plugin, Ambiente Virtual De Aprendizagem
Data da defesa: 13/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 20/09/2022
Data da publicação: 20/09/2022
Referência: Oliveira, G. R. PLUGINS PARA DETECÇÃO DE PLÁGIO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE - UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO. 2022. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O avanço da tecnologia digital gerou a oportunidade de as instituições acadêmicas utilizarem meios digitais para a realização de entregas e avaliações de trabalhos. Em geral, isso é feito por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), tais como o Moodle, um dos AVA mais utilizados atualmente, contando com mais de 300 milhões de usuários em mais de 200 países. Contudo, esse avanço também facilitou a cópia indevida de trabalhos de terceiros. Atualmente, a cópia indevida de trabalhos, ou seja, a utilização de produções externas, sem a devida indicação da autoria, é chamada de plágio. Ao longo dos anos, foram criadas diversas ferramentas (textitplugins) para detecção de plágio no AVA Moodle. Neste trabalho, realizou-se um mapeamento dos textitplugins existentes, inspirado em técnicas de um Mapeamento Sistemático da literatura (MSL), obtendo assim, um catálogo de textitplugins existentes para detecção de plágio no AVA Moodle, com suas principais funcionalidades, popularidade, dentre outras informa
Abstract: The advancement of digital technology has created the opportunity for academic institutions to use digital media to carry out assignments and evaluations. In general, this is done through Virtual Learning Environments (VLE), such as Moodle, one of the most used VLEs today, with more than 300 million users in more than 200 countries. However, this advance also facilitated the improper copying of third-party works. Currently, the improper copying of works, that is, the use of external productions, without proper indication of authorship, is called plagiarism. Over the years, several tools (textitplugins) have been created to detect plagiarism in AVA Moodle. In this work, a mapping of existing textitplugins was carried out, inspired by techniques of a Systematic Literature Mapping (MSL), thus obtaining a catalog of existing textitplugins for plagiarism detection in AVA Moodle, with its main features, popularity, among other information.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencia_da_computacao/20221201611488
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G010 - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gabriel Ribeiro Oliveira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo