Título: MONITORAMENTO DO CONTEÚDO DE ÁGUA NO SOLO E VIGOR DO MILHO EM SUCESSÃO À SOJA SOB DIFERENTES MÉTODOS DE DESCOMPACTAÇÃO
Autoria de: Zilmar Divino de Carvalho Junior
Orientação de: Bruno Montoani Silva
Coorientação de: Samara Martins Barbosa
Presidente da banca: Bruno Montoani Silva
Primeiro membro da banca: Samara Martins Barbosa
Segundo membro da banca: Josiel de Jesus Santos
Terceiro membro da banca: Victor Enmanuel Rodas Arano
Palavras-chaves: compactação do solo, NDVI, armazenamento de água, subsolagem, plantas de cobertura.
Data da defesa: 03/12/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 11/12/2025
Data da publicação: 11/12/2025
Referência: Junior, Z. D. d. C. MONITORAMENTO DO CONTEÚDO DE ÁGUA NO SOLO E VIGOR DO MILHO EM SUCESSÃO À SOJA SOB DIFERENTES MÉTODOS DE DESCOMPACTAÇÃO. 2025. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A compactação do solo é um fator-chave de degradação física em sistemas agrícolas, por reduzir infiltração e impactar o armazenamento de água e crescimento radicular, com reflexos na produtividade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da compactação do solo e de métodos de descompactação sobre o armazenamento de água no perfil 0??60 cm, o vigor vegetativo (NDVI) e a produtividade do milho em sucessão à soja. Avaliaram-se a umidade volumétrica, o armazenamento hídrico no perfil 0?? 60 cm (A???????) e o vigor do milho (NDVI) em sucessão à soja sob dois níveis de compactação (sem compactação adicional, SCA e 18 passadas de trator, CA18) e três manejos de descompactação (Controle, Subsolagem ?? S, e consórcio milhosorgo braquiária crotalária ?? MBC), em delineamento em blocos casualizados 2?3, com três repetições, em Latossolo Vermelho-Amarelo argiloso localizado na Fazenda Muquém (UFLA). O conteúdo de água no solo foi monitorado com sonda PR26 até 60 cm e o NDVI obtido com GreenSeeker®. O conteúdo de água foi maior em 2304 e 1505 (p 0,05) nas áreas compactadas, indicando maior retenção de água no perfil do solo compactado ou menor extração pelas plantas. O manejo de descompactação e a interação compactação?manejo não foram significativos (p 0,05) para o conteúdo de água ainda assim, o MBC apresentou as maiores médias ao longo do ciclo. Não se observaram efeitos de compactação, manejo ou interação sobre NDVI e produtividade (p 0,05). Conclui-se que a compactação adicional aumentou a água no solo em momentos específicos do ciclo, enquanto os métodos avaliados não alteraram estatisticamente o conteúdo de água no solo, o NDVI ou a produtividade nas condições deste estudo durante os ciclos avaliados.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Zilmar Divino de Carvalho Junior e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo