SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: MORFOMETRIA DIGITAL DE SOLOS CARACTERIZAÇÃO DE PERFIL DE SOLO DESDE A SUPERFÍCIE ATÉ O MATERIAL DE ORIGEM

Autoria de: Thais Santos Branco Dijair

Orientação de: Sergio Henrique Godinho Silva

Presidente da banca: Sérgio Henrique Godinho Silva

Primeiro membro da banca: Fernanda Almeida Bócoli

Segundo membro da banca: Natalia Salazar Baquero

Terceiro membro da banca: Renata Andrade Reis

Palavras-chaves: sensores proximais, fluorescência de raios-x portátil, pedometria, variabilidade espacial, latossolo

Data da defesa: 05/12/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 12/12/2025

Data da publicação: 12/12/2025

Referência: Dijair, T. S. B. MORFOMETRIA DIGITAL DE SOLOS CARACTERIZAÇÃO DE PERFIL DE SOLO DESDE A SUPERFÍCIE ATÉ O MATERIAL DE ORIGEM. 2025. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O solo é resultado da interação entre fatores e processos de formação, os quais, de acordo com sua intensidade, condicionam a variabilidade dos atributos morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos do solo na paisagem. A caracterização e classificação do solo permite a melhor compreensão da dinâmica de formação do solo, bem como permite inferências sobre o manejo mais adequado. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar e avaliar a variabilidade química elementar ao longo de um perfil de Latossolo por meio de técnicas quantitativas, utilizando o sensor proximal de fluorescência de raios-X portátil (pXRF). O perfil foi descrito e classificado como Latossolo Vermelho-Amarelo Distrófico típico. Foram coletadas 44 amostras em um grid regular (20x20 cm) até 2,05 m de profundidade, as quais foram submetidas a análises físicas, químicas tradicionais e elementares via pXRF. Os resultados das análises juntamente a espacialização desses dados evidenciou padrões claros, onde o horizonte Cr apresentou elevados teores de Al, K, Si, pH e silte mais elevado, evidenciando menor grau de intemperismo e maior influência do material parental. Em contrapartida, os horizontes A e B apresentaram aumento da fração argila, maiores teores de Al e Fe e maior homogeneidade textural, características associadas à latolização. Elementos considerados imóveis, como Ti e Zr, apresentaram distribuição relativamente homogênea ao longo do perfil, enquanto elementos mais móveis, como Ca e K, mostraram redução conforme a profundidade, resultado dos processos de lixiviação. Portanto, os resultados demonstraram a eficácia do pXRF na obtenção rápida e dos teores de elementos (Al, Ca, Fe, K, Mn, P, Si, Ti, Zn, Zr). Conclui-se que as análises tradicionais juntamente ao pXRF permitem um entendimento mais detalhado sobre variabilidade elementar entre e dentro dos horizontes, sendo o pXRF uma ferramenta para complementar as análises tradicionais, fornecendo dados elementares rápidos e auxiliando na caracterização e estudo da gênese de solos.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / agronomia/index.php?dados=20252202020851

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thais Santos Branco Dijair e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo