Título: DESEMPENHO DE CULTIVARES DE TRIGO NO CERRADO MINEIRO
Autoria de: Joao Marcos dos Santos
Orientação de: Jose Maria Villela Padua
Presidente da banca: Jose Maria Villela Padua
Primeiro membro da banca: Geovani Marques Laurindo
Segundo membro da banca: Marco Renan Félix
Palavras-chaves: Produtividade de grãos, Desempenho agronõmico, Triticultura irrigada, Interação genótipo ? ambiente, ambiente
Data da defesa: 04/12/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 09/12/2025
Data da publicação: 09/12/2025
Referência: Santos, J. M. d. DESEMPENHO DE CULTIVARES DE TRIGO NO CERRADO MINEIRO. 2025. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O trigo (Triticum aestivum L.) faz parte de um seleto grupo de commodities que dominam o comércio e a produção mundial de grãos. No Brasil, historicamente, a triticultura esteve concentrada na região sul do país, devido às condições climáticas favoráveis ao cultivo do cereal. No entanto, a necessidade de ampliar a produção nacional visando suprir a demanda interna, melhorar a qualidade do grão e a busca por maior estabilização produtiva da cultura devido às adversidades climáticas, tornou-se necessário o avanço do melhoramento genético em busca de genótipos mais responsivos para a produção desse grão em regiões promissoras do país. Nesse contexto, objetivou-se com este trabalho avaliar a adaptabilidade e estabilidade de 17 genótipos de trigo irrigado no Cerrado Mineiro, em três locais distintos Patos de Minas, Felixlândia e São Gotardo, buscando identificar genótipos com comportamento estável e responsivo às variações ambientais. Foram avaliadas características agronômicas, com destaque para produtividade de grãos (kg ha-1 ) e peso de mil grãos (g), a fim de identificar genótipos com desempenho consistente frente às variações ambientais. Os resultados evidenciaram diferenças significativas entre os ambientes, demonstrando forte influência das condições edafoclimáticas sobre o desempenho das cultivares. A análise estatística revelou a ocorrência de interação genótipo ? ambiente (G?E), reforçando a importância de recomendações específicas de cultivares para cada região. Alguns genótipos apresentaram maior estabilidade fenotípica e produtividade média superior, mostrando-se promissores para difusão no Cerrado sob condições irrigadas. O estudo contribui para o avanço da triticultura no Brasil, oferecendo subsídios para o melhoramento genético, para a seleção de cultivares adaptadas e para estratégias de manejo que podem ampliar a produção nacional e reduzir a dependência de importações.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Joao Marcos dos Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo