Título: EFEITOS SUBLETAIS DE FUNGOS ENTOMOPATOGÊNICOS EM LAGARTAS MAIS DESENVOLVIDAS DE Spodoptera frugiperda EM DIETA ARTIFICIAL
Autoria de: Vitoria Moreira Santos
Orientação de: Bruno Henrique Sardinha de Souza
Coorientação de: Maísa Melo Moreira
Presidente da banca: Bruno Henrique Sardinha de Souza
Primeiro membro da banca: Esther Joaquina Quiceno Mayo
Segundo membro da banca: Lilian Ferreira de Sousa
Palavras-chaves: entomologia, controle microbiano, bioensaio, MIP, lagarta-do-cartucho.
Data da defesa: 04/12/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 12/12/2025
Data da publicação: 12/12/2025
Referência: Santos, V. M. EFEITOS SUBLETAIS DE FUNGOS ENTOMOPATOGÊNICOS EM LAGARTAS MAIS DESENVOLVIDAS DE Spodoptera frugiperda EM DIETA ARTIFICIAL. 2025. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Lepidoptera Noctuidae), é uma das pragas mais significativas em sistemas agrícolas, devido ao seu elevado potencial biótico e à dificuldade de controle. Apesar do potencial demonstrado pelos fungos entomopatogênicos no controle dessa espécie, ainda existem lacunas no conhecimento sobre seus efeitos subletais em lagartas nos estágios mais avançados, os quais podem comprometer o crescimento, a metamorfose e a capacidade reprodutiva da praga. Este trabalho objetivou avaliar os efeitos dos fungos entomopatogênicos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae, isolados e em combinação, sobre S. frugiperda. O bioensaio foi conduzido com cinco tratamentos T1) Testemunha (água) T2) B. bassiana (BV1318) T3) M. anisopliae (BV1218) T4) B. bassiana M. anisopliae T5) Acetamiprido Bifentrina (Sperto®). Os tratamentos foram aplicados sobre dieta artificial solidificada em placas de Petri (5 cm de diâmetro), utilizando-se 400 ????L das soluções, que após aplicadas foram homogeneizadas com auxílio de uma alça esterilizada. Lagartas de 3º ínstar foram previamente pesadas em balança analítica e individualizadas nas placas, as quais foram organizadas em delineamento inteiramente casualizado, no laboratório, com 20 repetições. A mortalidade larval foi avaliada aos 5,7 e 12 dias após a aplicação. Nos dias 5 e 12 também foi aferido o peso larval, e após a pupação registrou-se o peso pupal, a duração em dias do ciclo e a emergência dos adultos, permitindo avaliar tanto os impactos diretos quando os subletais no ciclo de vida da praga. Entre os parâmetros analisados, apenas a mortalidade larval apresentou diferença significativa, com destaque para o inseticida químico (100). A combinação dos fungos elevou a mortalidade para 25 e os fungos isolados causaram apenas 5. Todos os tratamentos com fungos reduziram o peso larval, indicando efeitos subletais em S. frugiperda, mais pronunciados quando combinados, enquanto M. anisopliae resultou em pupas mais leves. Os resultados evidenciam a importância de considerar além da mortalidade, os efeitos subletais na avaliação de fungos entomopatogênicos. A combinação dos fungos pode demonstrar melhor efeito no manejo de lagartas mais desenvolvidas de S. frugiperda.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vitoria Moreira Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo