Título: Pequenas doses, grandes impactos Efeitos do glifosato na germinação e formação de plântulas de espécies florestais nativas
Autoria de: Gabriel Guimarães Cortez
Orientação de: Anderson Cleiton Jose
Coorientação de: Alessandra Nascimento Souza
Presidente da banca: Anderson Cleiton José
Primeiro membro da banca: José Márcio Rocha Faria
Segundo membro da banca: Juliana Muller Freire
Terceiro membro da banca: Mayara Leal de Negreiros
Palavras-chaves: herbicida, espécies nativas, germinação, plântulas, tolerância
Data da defesa: 24/11/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 07/12/2025
Data da publicação: 07/12/2025
Referência: Cortez, G. G. Pequenas doses, grandes impactos Efeitos do glifosato na germinação e formação de plântulas de espécies florestais nativas. 2025. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O uso de herbicidas, especialmente o glifosato, é amplamente empregado para o manejo de plantas daninhas contudo, seus efeitos sobre espécies florestais nativas em fases iniciais de desenvolvimento permanecem pouco compreendidos, representando um risco potencial para programas de restauração ecológica. Este estudo avaliou a sensibilidade de quatro espécies nativas Handroanthus albus, Solanum lycocarpum, Psidium guajava e Senna multijuga à exposição a diferentes concentrações de glifosato (0, 4, 20 e 100 da dose comercial). Foi analisada a germinação, formação de plântulas normais, tempo médio de germinação, além do crescimento das plântulas em condições controladas. Os resultados evidenciaram forte variabilidade interespecífica H. albus e P. guajava apresentaram elevada sensibilidade ao glifosato, com redução ou ausência de plântulas normais mesmo em baixas concentrações. A germinação de sementes de S. lycocarpum não foi afetada pelo herbicida, porém, houve redução significativa na formação de plântulas e biomassa, enquanto S. multijuga demonstrou maior tolerância inicial, ainda que com redução progressiva em atributos de crescimento sob doses mais elevadas. De modo geral, o glifosato impactou de forma mais intensa o estabelecimento das plântulas do que a germinação, demonstrando que prejuízos nessa fase podem comprometer o recrutamento e a dinâmica sucessional. Esses achados reforçam que o uso do glifosato, mesmo em baixas doses, pode afetar negativamente o crescimento inicial de espécies nativas, sendo necessário ter cautela para indicação de uso em projetos de restauração ecológica, devendo-se procurar por alternativas mais seguras e sustentáveis.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gabriel Guimarães Cortez e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo