SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: APLICAÇÃO DE FUNGICIDA E SUAS INFLUÊNCIAS NO INCREMENTO PRODUTIVO DA CULTURA DO MILHO VERÃO

Autoria de: Jose Eduardo Vilela Almeida

Orientação de: Adriano Teodoro Bruzi

Coorientação de: Pablo de Sousa Arantes

Presidente da banca: Adriano Teodoro Bruzi

Primeiro membro da banca: Pablo de Sousa Arantes

Segundo membro da banca: Marcelo Araújo Junqueira Ferraz

Terceiro membro da banca: Antônio Henrique Fonseca de Carvalho

Palavras-chaves: Zea mays, produtividade, fungos, lucro, índice de vegetação.

Data da defesa: 13/12/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 14/01/2025

Data da publicação: 14/01/2025

Referência: Almeida, J. E. V. APLICAÇÃO DE FUNGICIDA E SUAS INFLUÊNCIAS NO INCREMENTO PRODUTIVO DA CULTURA DO MILHO VERÃO. 2025. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: A cultura do milho é utilizada em diversos sistemas de produção agrícola, contudo, a infecção de doenças figura-se como uma das grandes causadoras de perda em produtividade. Um dos métodos para reduzir estas perdas é a aplicação de fungicidas para o controle. Logo, objetivou-se avaliar a influência da aplicação de fungicidas na produtividade para a cultura do milho. O experimento foi conduzido no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Lavras ???????? Fazenda Palmital, no município de Ijaci-MG, situada à latitude de 21º09???????? S, longitude 44º54???????? W e altitude de 837 m, na safra 20232024. Adotou-se seis tratamentos, com cinco tratamentos de aplicação de fungicida, e uma testemunha (zero aplicação), V8, V5V8, V8VT, V5V1214VT e V5V8VT. Foram utilizados três híbridos comerciais, P4285 VYHR, P3016 VYHR e B2801 VYHR, no delineamento de blocos casualizados completos em esquema de parcelas subdivididas, com três repetições. Foi avaliado produtividade (kgha), benefício econômico (Rha) e o índice de vegetação Chlorophyll Index of Green (CIG). Os dados foram submetidos à análise de variância utilizando a linguagem de programação R. A maior produtividade (10396.4 kgha) foi obtida com a aplicação em V5V1214VT, e a menor, sendo a testemunha (8483.0 kgha). Entre os tratamentos que receberam alguma aplicação, onde ocorreu diferença significativa, o tratamento que apresentou menor produtividade foi o com aplicação em V8 (8576.0 kgha). O benefício econômico também se mostrou significativo, com um lucro de 1086.21 Rha para o tratamento mais produtivo, enquanto aplicação apenas em V8 se mostrou prejudicial, com -62.40 Rha. O índice de vegetação CIG, também se mostrou maior nos tratamentos com três aplicações (8.66), enquanto o controle apresentou o menor valor (7.83), apresentando alta correlação com produtividade (0.83). Portanto, o estudo evidencia que a aplicação de fungicida nas épocas V5V8VT e V5V12V14VT foram as que obtiveram maior produção de grãos e maior teor de clorofila. O índice de vegetação CIG tem uma alta correlação com a produtividade de grãos. Portanto um programa com três aplicações de fungicidas além de obterem maior produtividade de grãos, geram um maior retorno econômico.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / agronomia/index.php?dados=20242202021003

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jose Eduardo Vilela Almeida e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo