Título: A MOBILIDADE COMO SERVIÇO (MaaS) - UM MECANISMO NA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA NO BRASIL
Título alternativo: MOBILITY AS A SERVICE (MaaS) - A MECHANISM IN THE NATIONAL POLITICS OF URBAN MOBILITY IN BRAZIL
Autoria de: Débora Gouvêa Miranda
Orientação de: Luis Fernando Silva Andrade
Coorientação de: Álvaro Leonel de Oliveira Castro
Presidente da banca: Luís Fernando Silva Andrade
Primeiro membro da banca: Álvaro Leonel de Oliveira Castro
Palavras-chaves: Mobilidade como Serviço, MaaS, Política Nacional de Mobilidade Urbana, PNMU, Mobilidade Urbana
Data da defesa: 29/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 16/06/2021
Data da publicação: 16/06/2021
Referência: Miranda, D. G. A MOBILIDADE COMO SERVIÇO (MaaS) - UM MECANISMO NA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA NO BRASIL. 2021. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A falta de investimentos em transporte e em infraestrutura no Brasil, assim como, o aumento relevante da motorização individual transformaram a mobilidade urbana brasileira em um sistema de mobilidade ineficiente e repleto de externalidades negativas, tais como, extensos congestionamentos, altos índices de poluição, entre outras. Dessa forma, se tornou evidente a necessidade de se repensar o modelo de mobilidade. Como alternativa à essas adversidades, apresentou-se a Mobilidade como um Serviço (Mobility as a Service - MaaS), que tem como premissa uma mobilidade inteligente baseada na integração de serviços com diferentes modais, aliada com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). Dessarte, por meios de dados secundários, foram realizadas revisões de literatura científica concernentes às temáticas do MaaS e da PNMU. Por fim, buscou-se estabelecer uma relação entre esta nova forma de mobilidade com a Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.58712), no que se refere aos princípios, diretrizes e objetivos (artigos 5º, 6º e 7º), de modo a destacar possíveis compatibilidades que possam vir a auxiliar o alcance das metas do planejamento sobre mobilidade urbana no Brasil.
Abstract: The lack of investments in transport and infrastructure in Brazil, as well as the relevant increase in individual motorization, has transformed Brazilian urban mobility into an inefficient mobility system, full of negative externalities, such as extensive traffic jams, high levels of pollution, among others. Thus, the need to rethink the mobility model became evident. As an alternative to these adversities, Mobility as a Service (Mobility as a Service - MaaS) was presented, which has as its premise an intelligent mobility based on the integration of services with different modes, allied with the National Politics of Urban Mobility (PNMU). Thus, by means of secondary data, scientific literature reviews were carried out concerning the thematics of MaaS and PNMU. Finally, we establish a relationship between this new form of mobility with the Urban Mobility Law (Law 1258712), regarding the principles, guidelines and objectives (Articles 5, 6 and 7), in order to highlight possible compatibilities that may help achieve the goals of urban mobility planning in Brazil.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica_distancia/20202201712191
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47767
Curso: GD002 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Débora Gouvêa Miranda e Universidade Federal de Lavras
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