Título: A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ATUALIDADE
Autoria de: Aquiles Walbert Gambogi
Orientação de: Luis Fernando Silva Andrade
Presidente da banca: Luís Fernando Silva Andrade
Primeiro membro da banca: Álvaro Leonel de Oliveira Castro
Palavras-chaves: Educação, Públicas, Direito, Infância, Políticas.
Data da defesa: 05/07/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 19/07/2021
Data da publicação: 19/07/2021
Referência: Gambogi, A. W. A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ATUALIDADE. 2021. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A Educação Infantil é considerada hoje uma etapa importante da Educação Básica, passou a ser reconhecida como direito da criança, dever do Estado, mesmo sendo uma opção da família. Nesse cenário ocorreram mudanças sociais significativas que influenciaram importantes reformas no sistema educacional, além da preocupação com a organização e o funcionamento dos espaços que podem fazer parte de uma instituição de Educação Infantil, o que vem sendo fortalecido com o decorrer do tempo. Com isso, surgiu uma nova perspectiva e concepções em relação à infância, ao desenvolvimento, a educação, assim como o papel do Estado e da sociedade no que diz respeito a educação das crianças pequenas, estimulando renovações em seus antigos paradigmas, o que contribuiu significamente para a elaboração de novas diretrizes de políticas e a elaboração de uma legislação educacional direcionada a concretizar essas mudanças. Mesmo com o surgimento de um aparato legal, tecnológico e científico com relação ao direito da criança a uma Educação Infantil de qualidade, tudo ainda é algo desafiador, principalmente em relação à realidade da maioria das escolas infantis no Brasil. Sendo assim, é de suma importância discutir o tema e analisar políticas públicas, e assim, entender o processo de elaboração e execução de projetos, programas e planos dos vários setores, além de estudar os processos políticos e os vários questionamentos científicos existentes em relação a educação das crianças nessa fase escolar.
URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica_distancia/20202201711658
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47741
Curso: GD002 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Aquiles Walbert Gambogi e Universidade Federal de Lavras
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