SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública

Título: MULHERES PRETAS E PARDAS EM CARGOS PÚBLICOS UMA ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Título alternativo: BLACK AND BROWN WOMEN IN PUBLIC POSITIONS AN ANALYSIS OF TEACHING REPRESENTATION AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF LAVRAS

Autoria de: Eloa Vitoria Ribeiro

Orientação de: Mariana Barbosa de Souza

Presidente da banca: Mariana Barbosa de Souza - Dap

Primeiro membro da banca: Gregory Luis Rolim Rosa

Segundo membro da banca: Marcos de Oliveira Garcias

Palavras-chaves: professoras negras no ensino superior, relações étnico-raciais, políticas públicas, docência superior, interseccionalidade

Data da defesa: 04/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 11/12/2023

Data da publicação: 11/12/2023

Referência: Ribeiro, E. V. MULHERES PRETAS E PARDAS EM CARGOS PÚBLICOS UMA ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. 2023. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Este estudo investiga a presença de professores negros e pardos no ensino superior, considerando o desafio persistente de acesso de pessoas negras tanto como discentes quanto como docentes, conforme apontado por autores como Oliveira (2019) e Melo e Resende (2019). O objetivo é analisar criticamente o corpo docente de mulheres negras e pardas atuantes na Universidade Federal de Lavras-MG destacar a importância da representatividade de professores negros compreender trajetórias de docentes em relação à Lei de Cotas em concursos públicos e explorar a interseccionalidade entre raça e gênero na docência superior. Utilizando dados do corpo docente da UFLA e entrevistas com duas professoras negras, observa-se a predominância de professores brancos na UFLA, evidenciando a falta de representatividade e a invisibilização de pautas raciais. O estudo reforça a necessidade de políticas públicas para a inclusão de professores negros no ensino superior e aprimoramento das atuais.

Abstract: This study investigates the presence of Black and Brown professors in higher education, considering the persistent challenge of access for Black individuals, both as students and educators, as pointed out by authors such as Oliveira (2019) and Melo and Resende (2019). The aim is to critically analyze the faculty composition of Black and Brown women actively teaching at the Federal University of Lavras-MG emphasize the importance of representation of Black professors understand the trajectories of educators concerning the Quota Law in public competitions and explore the intersectionality between race and gender in higher education teaching. Using data from the faculty of UFLA and interviews with two Black professors, it is observed that the majority of professors at UFLA are White, highlighting the lack of representation and the invisibility of racial issues. The study reinforces the need for public policies to include Black professors in higher education and improve existing ones.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica/20232201911159

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Eloa Vitoria Ribeiro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo