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Título: CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UM PANORAMA ANALÍTICO À PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DO CAMPO DE PÚBLICAS PARA APLICAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA-UFLA.

Autoria de: Gabrielly Fernandes Ribeiro

Orientação de: Gustavo Costa de Souza

Coorientação de: Camila Maria Risso Sales

Presidente da banca: Gustavo Costa de Souza

Primeiro membro da banca: Camila Maria Risso Sales

Segundo membro da banca: Renato Silvério Campos

Palavras-chaves: Extensão, Curricularização, Desenvolvimento profissional, FORPROEX, Atividades práticas.

Data da defesa: 19/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 27/04/2022

Data da publicação: 27/04/2022

Referência: Ribeiro, G. F. CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UM PANORAMA ANALÍTICO À PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DO CAMPO DE PÚBLICAS PARA APLICAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA-UFLA.. 2022. 65 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A extensão se faz presente nas instituições de ensino superior desde meados do século vinte, entretanto, tal se fez ainda mais presente após as resoluções como exemplo a Política Nacional de Extensão Universitária em 2012, concebida a partir de encontros anteriores de pró-reitores de extensão, formando assim o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras - FORPROEX. Na intenção de compreender o papel institucional da extensão e sua aplicação na Administração Pública na Universidade Federal de Lavras, a análise de sua obrigatoriedade no currículo em outros cursos do Campo de Públicas foi necessária e se deu a partir de experiências de curricularização da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho e da Universidade Federal do Cariri. Assim, este trabalho apresentará a trajetória da extensão no Brasil, seu papel na formação profissional do discente, as experiências de extensão curricularizadas no CP e a análise de metodologias para aplicação na Administração Pública - UFLA. Possui como objetivo geral avaliar o processo de implementação da curricularização da extensão no curso de Adm. Pública da Universidade Federal de Lavras e, como objetivos específicos I)Analisar a Extensão e seu processo de curricularização no Campo de Públicas a partir de experiências do CP II) Analisar especificamente a realização do Prinagem, em suas edições em parceria com a UFLA III) Proposição de alguns subsídios gerais para a curricularização da extensão no curso de Administração Pública-UFLA em linha com as melhores práticas atuais do Campo de Públicas, de acordo com levantamento. Quanto à metodologia, o trabalho configura-se como a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando os métodos de pesquisa documental, levantamento bibliográfico e a realização de uma entrevista semi-estruturada. Assim, ao explorar a potencialidade da extensão como componente essencial na formação dos discentes, o trabalho aqui apresentado explana caminhos e possibilidades de aplicação na realidade do CP dentro da UFLA.

Abstract: The extension is present in higher education institutions since the mid-twentieth century, however, this has become even more present after the resolutions as an example the National University Extension Policy in 2012, conceived from previous meetings of pro-rectors of extension, thus forming the Forum of Pro-Rectors of Extension of Brazilian Public Universities - FORPROEX. In the intention of understanding the institutional role of extension and its application in Public Administration at the Federal University of Lavras, the analysis of its compulsory nature in the curriculum in other courses in the Publics field was necessary and took place based on ??curricularization?? experiences of the School of Government Professor Paulo Neves de Carvalho and the Federal University of Cariri. Thus, this work will present the trajectory of extension in Brazil, its role in the professional training of students, the experiences of inserting extension into the curriculum in the Public Field (PF) and the analysis of methodologies for application in Public Administration - UFLA. It has as general objective to evaluate the process of implementation of the curricularization of extension in the course of Public Administration at the Federal University of Lavras and, as specific objectives I)Analyze Extension and its curricularization process in the Public Affairs field based on experiences of the PF II) Analyze specifically the realization of Prinagem, in its editions in partnership with UFLA III) Propose some general subsidies for the curricularization of extension in the course of Public Administration-UFLA in line with current best practices in the Field of Public Administration, according to survey. As for the methodology, the work is configured as exploratory research, with a qualitative approach, using the methods of documental research, bibliographical survey and the realization of a semi-structured interview. Thus, by exploring the potentiality of extension as an essential component in the training of students, the work presented here explores paths and possibilities of application in the reality of PF within UFLA.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica/20212201720703

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54601

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabrielly Fernandes Ribeiro e Universidade Federal de Lavras

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