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Título: PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE MIGRANTE EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE NO SUL DE MINAS GERAIS

Título alternativo: PERMANENCE OF THE MIGRANT STUDENT IN A SITUATION OF SOCIOECONOMIC VULNERABILITY A CASE STUDY IN A UNIVERSITY IN THE SOUTH OF MINAS GERAIS

Autoria de: Raquele Carvalho Gelinger

Orientação de: Nathalia de Fatima Joaquim

Presidente da banca: Nathalia de Fátima Joaquim

Primeiro membro da banca: Paula Pereira Alvarenga

Palavras-chaves: Permanência material, Permanência simbólica, Alunos migrantes, Vulnerabilidade social, Covid-19

Data da defesa: 04/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 20/06/2021

Data da publicação: 20/06/2023

Referência: Gelinger, R. C. PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE MIGRANTE EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE NO SUL DE MINAS GERAIS . 2021. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Por muito tempo o ensino superior foi restrito a grupos dominantes e apenas nas últimas décadas os grupos dominados passaram a ter acesso a ele, a partir de políticas públicas voltadas para a ampliação de vagas e inclusão dos grupos historicamente excluídos. Com caráter qualitativo e de análise de dados, foi utilizado o método bola de neve para encontrar os estudantes e realizar as entrevistas por meio de uma plataforma online. Com entrevistas semi estruturadas foi desenvolvido o estudo de caso em questão, visando identificar como é o processo de permanência de estudantes migrantes classificados como em situação de vulnerabilidade social, tais estudantes se espalham entre as instituições federais, partindo de diversos estados, e contam com políticas assistenciais para se manter tanto de forma material como simbólica. Porém, é importante destacar que eles vivenciam a influência de diversos aspectos universitários e não universitários, bem como com situações jamais experimentadas devido a ocorrência do novo vírus Covid-19, que também impactam em sua permanência no ensino superior. Os principais resultados obtidos dão luz sobre as maiores dificuldades dos estudantes nessa jornada, como saudades de casa, dificuldades de adaptação, condição financeira e saúde mental, reforçam a importância do aprimoramento de políticas assistenciais e a inclusão dos aspectos simbólicos nas pautas sobre permanência universitária, devido a sua relevância e ligação direta com a continuidade dos estudos.

Abstract: For a long time, higher education was restricted to dominant groups and only in recent decades did the dominated groups have access to it, based on public policies aimed at expanding the number of places and including historically excluded groups. With a qualitative character and data analysis, the snowball method was used to find students and conduct interviews through an online platform. With semi-structured interviews, the case study in question was developed, aiming to identify the process of permanence of migrant students classified as in a situation of social vulnerability, such students are spread among federal institutions, from different states, and have policies assistance to maintain itself both materially and symbolically. However, it is important to highlight that they experience the influence of several university and non-university aspects, as well as situations that have never been experienced due to the occurrence of the new Covid-19 virus, which also impact their permanence in higher education. The main results obtained shed light on the greatest difficulties of students on this journey, such as homesickness, difficulties in adapting, financial condition and mental health, reinforce the importance of improving care policies and the inclusion of symbolic aspects in the agendas about university permanence, due to its relevance and direct connection with the continuity of studies.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica/20202201621290

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Raquele Carvalho Gelinger e Universidade Federal de Lavras

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