SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública

Título: O IMPACTO DO MARKETING SOCIAL NA MUDANÇA DO COMPORTAMENTO DE CONSUMO UM EXPERIMENTO SOBRE O USO DE IMAGENS DE ADVERTÊNCIA EM EMBALAGENS DE REFRIGERANTES

Título alternativo: THE IMPACT OF SOCIAL MARKETING ON CHANGING CONSUMER BEHAVIOR AN EXPERIMENT ON THE USE OF WARNING PICTURES IN REFRIGERANT PACKAGING

Autoria de: Winner Gualberto Pereira

Orientação de: Denis Renato de Oliveira

Presidente da banca: Denis Renato de Oliveira

Primeiro membro da banca: Daniel Leite Mesquita

Palavras-chaves: marketing público, marketing social, mudança comportamental, refrigerantes, imagens de advertência

Data da defesa: 24/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 07/06/2021

Data da publicação: 07/06/2021

Referência: Pereira, W. G. O IMPACTO DO MARKETING SOCIAL NA MUDANÇA DO COMPORTAMENTO DE CONSUMO UM EXPERIMENTO SOBRE O USO DE IMAGENS DE ADVERTÊNCIA EM EMBALAGENS DE REFRIGERANTES. 2021. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Os refrigerantes são bebidas muito consumidas e conhecidas por todos os públicos, por ser de baixo custo elas podem ser encontradas nos mais variáveis lugares. Seu público é formado por crianças à idosos e o consumo elevado de tal bebida está relacionado ao aparecimento de várias doenças. Assim o Estado tem por obrigação constitucional promover políticas públicas que favoreçam à saúde pública e saúde coletiva. Cabe aos policy makers, propor tais políticas públicas de forma a cumprir o que manda a Constituição Federal de 1988. Os assuntos abordados neste trabalho se apoiam no marketing social de forma a discutir sobre como o comportamento individual pode ser alterado a ponto de o indivíduo rever suas ações e tomar atitudes antes desfavoráveis como consumir a bebida no almoço, em prol de hábitos saudáveis. Através de um questionário, buscou-se compreender como se dá o consumo de refrigerantes nos participantes. Além de perguntas sobre os hábitos de consumo, os participantes se defrontaram com diferentes imagens de advertência e responderam suas percepções acerca de tais imagens O questionário foi aplicado utilizando a plataforma google forms, e os participantes foram escolhidos aleatoriamente via whatsapp. Acredita-se que este trabalho tenha constatado de fato que imagens de advertência tem o poder de persuasão para combater maus hábitos, principalmente relacionado aos alimentares.

Abstract: Soft drinks are drinks that are widely consumed and known by all audiences, as they are low-cost they can be found in the most variable places. Its audience is made up of children to the elderly and the high consumption of this drink is related to the appearance of various diseases. Thus, the State has a constitutional obligation to promote public policies that favor public health and collective health. It is up to policy makers to propose such public policies in order to comply with what is mandated by the Federal Constitution of 1988. The issues addressed in this paper are based on social marketing in order to discuss how individual behavior can be changed to the point of the individual reviewing their actions and taking previously unfavorable attitudes, such as consuming the drink at lunch, in favor of healthy habits. Through a questionnaire, we sought to understand how the consumption of soft drinks occurs in the participants. In addition to questions about consumption habits, participants were faced with different warning images and answered their perceptions about such images. The questionnaire was applied using the google forms platform, and participants were randomly chosen via whatsapp. It is believed that this work has actually found that warning images have the power of persuasion to combat bad habits, especially related to eating.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica/20202201620819

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47099

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Winner Gualberto Pereira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo