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Título: GERAÇÃO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUDESTE E NORDESTE DO BRASIL

Título alternativo: GENERATION OF SOCIAL TECHNOLOGIES IN THE FEDERAL UNIVERSITIES OF SOUTHEAST AND NORTHEAST OF BRAZIL

Autoria de: Luciane Resende de Oliveira

Orientação de: Jose de Arimateia Dias Valadao

Presidente da banca: José de Arimatéia Dias Valadão

Primeiro membro da banca: José Raimundo Cordeiro Neto

Segundo membro da banca: Verônica Macário de Oliveira

Terceiro membro da banca: Denis Renato de Oliveira

Palavras-chaves: Projetos, Pesquisa, Extensão, Tecnologias Sociais, Universidades

Data da defesa: 08/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 21/06/2021

Data da publicação: 21/06/2021

Referência: Oliveira, L. R. d. GERAÇÃO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUDESTE E NORDESTE DO BRASIL. 2021. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Por muito tempo o desenvolvimento esteve ligado à questão econômica. Ao longo dos anos, o homem percebeu que para obtenção do equilíbrio entre planeta, ser humano e atividades econômicas, essa perspectiva precisaria ser reformulada, assim, o termo passou a agregar as dimensões social e ambiental, para além da econômica. Atualmente, a discussão mundial gira em torno do desenvolvimento sustentável e nessa perspectiva ganha respaldo a discussão sobre as Tecnologias Sociais (TS), conceituadas como métodos, técnicas e processos desenvolvidos juntos com a comunidade e que possam ser replicados em escala para demais localidades. Por ser um campo novo e que ainda se dá de maneira isolada, compreende-se as universidades como instituições fundamentais para o fortalecimento dessa nova proposta, capaz de propor um desenvolvimento socioambiental à realidade do País e fortalecer os caminhos que levam à inclusão social. Com isso, neste trabalho objetivou-se analisar os projetos de pesquisa e extensão que têm sido desenvolvidos pelas universidades federais do Sudeste e Nordeste no âmbito das tecnologias sociais. Para tanto foi realizado o levantamento de todas as universidades federais institucionalizadas no Sudeste e Nordeste brasileiro e assim traçadas suas características. Ao todo, ambas regiões somam 38 instituições com um total de 172 campi. Após o levantamento das instituições foi realizado o mapeamento dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por essas universidades, considerando apenas os institutos sede, com exceção da UFF e UFCG que apresentavam mapeamentos sistemáticos dos projetos na perspectiva das TS. Em 25 das 38 universidades foram encontrados 259 projetos que tiveram seus resumos analisados qualitativamente para posterior separação de áreas conforme as temáticas do Instituto de Tecnologia Social (ITS BRASIL). A análise apontou que as regiões do Sudeste e Nordeste brasileiro têm desenvolvido TS para temas além dos instituídos pelo ITS BRASIL. Além disso, notou-se que duas instituições têm se destacado no desenvolvimento dessas tecnologias, apresentando levantamentos sistemáticos sobre suas ações em torno das TS, como apontado anteriormente. Outro ponto analisado diz respeito às muitas universidades em que foram encontradas dificuldades para encontrar os projetos nas plataformas e obter contato com a instituição. De um modo geral foi observado que as universidades do sudeste e nordeste têm evidenciado a geração de TS porém em muitas há má divulgação dos projetos nos sites, necessitando o envio de emails, que muitas vezes não são respondidos.

Abstract: For a long time, development was linked to the economic issue. Over the years, man realized that in order to achieve a balance between planet, human being and economic activities, this perspective would need to be reformulated, thus, the term started to add the social and environmental dimensions, in addition to the economic one. Currently, the global discussion revolves around sustainable development and in this perspective the discussion about Social Technologies (TS) is supported, conceptualized as methods, techniques and processes developed together with the community and that can be replicated in scale to other locations. As it is a new field and still occurs in an isolated way, universities are understood as fundamental institutions for the strengthening of this new proposal, capable of proposing a socio-environmental development to the reality of the country and strengthening the paths that lead to social inclusion. Thus, this work aimed to analyze the research and extension projects that have been developed by federal universities in the Southeast and Northeast in the context of social technologies. For this purpose, a survey of all institutionalized federal universities in the Southeast and Northeast of Brazil was carried out and their characteristics were thus drawn up. In all, both regions have 38 institutions with a total of 172 campuses. After the survey of the institutions, the research and extension projects developed by these universities were mapped, considering only the headquarters institutes, with the exception of UFF and UFCG, which presented systematic mappings of the projects from the perspective of the TS. In 25 of the 38 universities, 259 projects were found that had their abstracts analyzed qualitatively for later separation of areas according to the themes of the Institute of Social Technology (ITS BRASIL). The analysis pointed out that the regions of the Southeast and Northeast regions of Brazil have developed TS for themes in addition to those instituted by ITS BRASIL. In addition, it was noted that two institutions have stood out in the development of these technologies, presenting systematic surveys on their actions around the ST, as previously mentioned. Another point analyzed concerns the many universities where difficulties were encountered in finding projects on the platforms and obtaining contact with the institution. In general, it was observed that universities in the Southeast and Northeast have shown the generation of TS, but in many there is poor disclosure of projects on the websites, requiring the sending of emails, which are often not answered.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica/20202201610371

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47236

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luciane Resende de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

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