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Título: UNIVERSIDADE PÚBLICA E AS CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O CASO DA UNIVASF À LUZ DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS

Título alternativo: PUBLIC UNIVERSITY AND THE CONCEPTIONS OF TECHNOLOGICAL DEVELOPMENT THE CASE OF UNIVASF IN THE LIGHT OF SOCIAL TECHNOLOGIES

Autoria de: Kerolayne de Souza Ferreira

Orientação de: Jose de Arimateia Dias Valadao

Presidente da banca: José de Arimatéia Dias Valadão

Primeiro membro da banca: José Raimundo Cordeiro Neto

Segundo membro da banca: Thais de Oliveira Duque

Palavras-chaves: Desenvolvimento Tecnológico, Inclusão Social, Semiárido Nordestino, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Tecnologia Social.

Data da defesa: 28/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 04/09/2020

Data da publicação: 04/09/2020

Referência: Ferreira, K. d. S. UNIVERSIDADE PÚBLICA E AS CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O CASO DA UNIVASF À LUZ DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS. 2020. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Desde a Revolução Industrial, o desenvolvimento tecnológico é visto como grande propulsor do progresso e do desenvolvimento econômico, no entanto, com as inovações tecnológicas voltadas para mercados altamente competitivos, o homem começou a intervir de forma significativa na natureza comprometendo os recursos naturais do planeta. Assim, para conciliar o progresso com a preservação ambiental, as empresas precisavam se desenvolver respeitando os limites ambientais. Nesse sentido, novas formas de tecnologia surgiram como alternativas, principalmente para países subdesenvolvidos que não conseguem acompanhar padrões tecnológicos de países desenvolvidos. As Universidades Públicas possuem grande relevância na produção do desenvolvimento tecnológico, cientifico e cultural, contribuindo essencialmente pelo desenvolvimento de um País, elas dispõe de um conhecimento capaz de atender as demandas e as necessidades da população, no entanto, as Universidades têm passado por algumas crises orçamentárias e também nas produções intelectuais e na organização das atividades técnico-administrativas e educacionais, de modo que as Universidades não parecem estar capacitadas para desenvolver uma tecnologia capaz de viabilizar a inclusão social. Nesse sentido, o trabalho busca levantar a compreensão histórica e atual do desenvolvimento tecnológico na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), que é uma Universidade Pública voltada para o desenvolvimento regional da região do Semiárido Nordestino, que é uma das regiões brasileiras mais afetadas economicamente. O presente trabalho busca analisar como os docentes na UNIVASF concebem CT, principalmente em relação a inclusão social, e projetos de desenvolvimento regional de modo a atender as necessidades locais. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental capaz de descrever a formação da concepção do desenvolvimento tecnológico na Instituição, e posteriormente, foram aplicadas entrevistas com os docentes na UNIVASF para identificar a visão atual da comunidade sobre o desenvolvimento tecnológico. Conclui-se que a Universidade apresentou grande êxito no desenvolvimento tecnológico desde sua fundação em 2002, com a criação de novos Campis, ampliação de seu espaço físico, cursos e laboratórios, no entanto, apesar da preocupação de parte dos docentes em desenvolver pesquisas e projetos em conjunto com a comunidade, uma parte relevante dos docentes possuem dificuldade em trabalhar com projetos extensionistas, o que dificulta o desenvolvimento de tecnologias capazes de transformar a realidade local. Foi verificado também que apesar da Universidade possuir uma grande infraestrutura, ela carece de projetos importantes voltados tanto para a Instituição como também para região do Semiárido Nordestino, como projetos de reutilização da água da chuva, utilização da água do rio São Francisco para abastecimento na Universidade e uso de energia solar, visto que a região Semiárida é uma região com chuvas escassas e com sol na maior parte do ano.

Abstract: Since the Industrial Revolution, technological development has been seen as a major driver of progress and economic development however, with technological innovations aimed at highly competitive markets, man has begun to intervene significantly in nature, compromising the planets natural resources. Thus, in order to reconcile progress with environmental preservation, companies needed to develop while respecting environmental limits. In this sense, new forms of technology have emerged as alternatives, especially for underdeveloped countries that cannot keep up with technological standards in developed countries. Public Universities have great relevance in the production of technological, scientific and cultural development, contributing essentially to the development of a Country, they have a knowledge capable of meeting the demands and needs of the population, however, Universities have gone through some crises budgetary and also in intellectual production and in the organization of technical-administrativ

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica/20201201520917

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45188

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Kerolayne de Souza Ferreira e Universidade Federal de Lavras

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