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Título: PERCEPÇÃO DO ESTRESSE EM GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE LAVRAS-MG

Autoria de: Caroline Dias Queiroz

Orientação de: Maria Angela do Nascimento Gomes

Coorientação de: Renato Silvério Campos

Presidente da banca: Maria Ângela do Nascimento Gomes

Primeiro membro da banca: Renato Silvério Campos

Segundo membro da banca: Maria Cristina Angélico Mendonça

Palavras-chaves: Estresse Ocupacional, Gestor Escolar, Escolas Públicas, Perfil dos Gestores, Fatores de Pressão

Data da defesa: 27/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 02/09/2020

Data da publicação: 02/09/2020

Referência: Queiroz, C. D. PERCEPÇÃO DO ESTRESSE EM GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE LAVRAS-MG. 2020. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os níveis de estresse ocupacional e seus efeitos em gestores de escolas públicas da cidade de Lavras, e suas possíveis conexões com o ambiente de trabalho. Com os avanços e as inovações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas ocorrem mudanças consideráveis na vida desses profissionais da educação, sendo que todos esses elementos inerentes ao trabalho aumentam as chances para que esses indivíduos sofram a consequência do estresse. O estresse ocupacional pode trazer efeitos negativos tanto para os indivíduos quanto para as organizações. A fim de aprofundar sobre o tema proposto, o referencial teórico centrou-se incialmente na abordagem acerca do estresse ocupacional, suas concepções, fases e fatores de pressão, sendo que o Modelo Teórico desenvolvido por Cooper (1988) foi a referência principal para desenvolvimento deste estudo. Além disso, foi feito uma breve exposição sobre as instituições púbicas de ensino no Brasil, suas práticas e o perfil dos seus gestores, bem como a análise sobre as percepções do estresse ocupacional e suas implicações na carreira desses profissionais. Para tanto, a fim de concretizar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, por meio da amostra de 6 gestores de escolas públicas municipais, analisando o desempenho de suas atividades. Utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada e como tratamento de dados foi realizada a análise do conteúdo. Os resultados demonstram a complexidade do assunto abordado e algumas limitações pertinentes ao estudo proposto, apontando para a necessidade do desenvolvimento de programas específicos, envolvendo políticas e estratégias que minimizam os fatores estressantes, bem como a orientação e apoio aos gestores das escolas públicas.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica/20201201520898

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45152

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Caroline Dias Queiroz e Universidade Federal de Lavras

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