SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública

Título: AUDITORIA OPERACIONAL UMA ANÁLISE DOS ÍNDICES UTILIZADOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO NO ESTUDO DA VULNERABILIDADE À FRAUDE E CORRUPÇÃO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

Autoria de: Jailton Jose de Oliveira

Orientação de: Janderson Martins Vaz

Presidente da banca: Janderson Martins Vaz

Primeiro membro da banca: Cledison Carlos de Oliveira

Segundo membro da banca: Carlos Eduardo Stefaniak Aveline

Palavras-chaves: Auditoria, Controle, Fraude, Corrupção, Riscos

Data da defesa: 18/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 05/07/2019

Data da publicação: 05/07/2019

Referência: Oliveira, J. J. d. AUDITORIA OPERACIONAL UMA ANÁLISE DOS ÍNDICES UTILIZADOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO NO ESTUDO DA VULNERABILIDADE À FRAUDE E CORRUPÇÃO NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. 2019. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente trabalho possui por objetivo a realização de uma análise sobre os índices utilizados pelo Tribunal de Contas da União para determinar o nível de vulnerabilidade à fraude e corrupção nas instituições federais de ensino superior, utilizando a pesquisa descritiva explicativa como metodologia para se chegar aos resultados esperados, utilizando também a análise bibliográfica. Em 2018 o TCU realizou uma auditoria operacional em 287 instituições federais do poder executivo, para a realização deste trabalho foi coletada uma amostra de 8 instituições, sendo todas elas Instituições federais de ensino superior. Para se chegar ao objetivo proposto, foi analisado o desempenho destas oito instituições quanto aos índices propostos pelo TCU para a definição do nível de vulnerabilidade à fraude e corrupção, buscando realizar uma análise sobre os índices por meio dos conceitos obtidos pela amostra. Ao realizar as análises foi possível constatar a veracidade das premissas adotadas no trabalho e também foram apontados fatos geradores para as causalidades negativas apresentadas. Desta forma, o presente trabalho fomentou o conhecimento já existente na área e traz expansões para os conhecimentos já existentes relacionados ao assunto. Espera-se que este trabalho fomente novos estudos e auxilie no processo de identificação de disfunções das instituições quanto ao tema abordado.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica/20191201520881

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43822

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jailton Jose de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo