SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública

Título: CONTRIBUIÇÕES DO PRONAF ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DE TRÊS ATORES NO MUNICÍPIO DE PERDÕES- MG

Título alternativo: PRONAF CONTRIBUTIONS ANALYSIS UNDER THE PERSPECTIVE OF THREE ACTORS IN THE MUNICIPALITY OF PERDÕES- MG

Autoria de: Fernanda Silva Souza

Orientação de: Thiago Rodrigo de Paula Assis

Presidente da banca: Thiago Rodrigo de Paula Assis

Primeiro membro da banca: Erica Aline Ferreira Silva

Palavras-chaves: Pronaf, produtor rural, agricultura familiar, crédito rural, política pública.

Data da defesa: 24/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 08/07/2019

Data da publicação: 08/07/2019

Referência: Souza, F. S. CONTRIBUIÇÕES DO PRONAF ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DE TRÊS ATORES NO MUNICÍPIO DE PERDÕES- MG. 2019. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar PRONAF, sem dú-vidas foi um importante marco para os produtores rurais de todo o Brasil e é resultado de uma antiga demanda dos trabalhadores rurais que pediam por uma política agrícola específica para os agricultores familiares. Criado pelo Governo Federal em 1995 é a principal política pública vol-tada para a agricultura familiar no Brasil. O objetivo do programa é promover o desenvolvi-mento rural e dar apoio ao pequeno produtor rural. E, por volta de 1997, o programa passou a se consolidar como instrumento efetivo de desenvolvimento no campo e de geração de emprego e renda. O Pronaf destina-se a incentivar a geração de renda e desenvolver o uso da mão de obra familiar. Este trabalho objetivou analisar as contribuições do Pronaf para a vida dos agri-cultores familiares de Perdões ?? MG. Procura-se apurar o papel de cada ator responsável na contratação do Pronaf. Compreender as contribuições, dificuldades, ferramentas e a percepção sobre o processo de contratação por parte dos agricultores, técnicos e do agente financeiro. Para conseguir alcançar a finalidade deste trabalho, foi realizada uma pesquisa descritiva, um estudo documental e foi aplicado o método de estudo de campo, que consiste em aprofundar em uma realidade específica, realizar a observação direta das atividades do grupo estudado e realizar entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações que ocorrem naquela realidade. Foram realizadas entrevistas não estruturadas, que consistiu em um questionário de questões abertas para maior capacidade de interação com os entrevistados. Foram entrevistados os técnicos da EmaterAter que são responsáveis pela realização da DAP e do projeto, o Banco do Brasil através da agência de Perdões-MG e 30 agricultores com DAPs válidas no ano de 2018 no município de Perdões-MG. Após análise dos dados, percebe-se que no geral o progra-ma tem atingido seus objetivos no município de Perdões ?? MG. Os agricultores consideram o Programa de fácil acesso, no entanto alguns problemas foram destacados como excesso de do-cumentação exigida, mas nada que atrapalhe o processo de tomada de crédito. Diante das falas dos três atores envolvidos constatou-se que os agricultores não enfrentam grandes problemas para utilizar o crédito. Outro pronto encontrado a partir da triangulação dos dados foi uma dis-cordância em relação à assistência técnica por parte dos agricultores entrevistados e do técnico da EMATER, porém mesmo com alegação de alguns entrevistados da falta de assistência mui-tos não mudariam nada no programa.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica/20191201310781

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43760

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fernanda Silva Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo